sábado, 1 de fevereiro de 2014

Cruzeiro de Reveillon - Santos - Buenos Aires 2013/2014


FICHA TÉCNICA


DIA 27 DE DEZEMBRO DE 2013


Saímos, eu e minha irmã, de Indaiatuba às 10horas rumo a Santos para apresentação no Porto de Santos para realizar o check-in. A saída estava prevista para às 18 horas com destino a Buenos Aires.

Chegamos no Porto, nossas bagagens já foram embarcadas e seguimos para a "Sala Azul" para fazer o Check-in. A fila estava imensa. Também a capacidade do navio é de 3.500 pessoas.  

Mas já entramos no espírito da viagem.




Após Check-in rumo ao navio, mas sem antes registrar todos os momentos!


Eis que ele aparece majestosamente!




Finalmente dentro do navio!



Estávamos famintas, pois com a correria nem almoçamos, mas isso não se tornou um problema, pois já fomos orientadas para irmos para a "Ponte 9" de nome Carmen onde uma variedade grande de pizzas estava sendo servida.

Comemos e voltamos para fora para acompanhar a partida.


E finalmente ele começa a se movimentar.



Este vídeo foi feito pelo blog Canal do Porto de Santos e eu e minha irmã aparecemos (bem pequenininhas) do mínuto 1,28 até o minuto 1,34 (Eu estou de jeans e blusa verde e minha irmã de bermuda branca e blusa pink)




 Começamos a perceber a mudança de cenário. Muito lindo de longe mas...


... quando aproximamos, a realidade é bem diferente.




 Alguns preferiram se refrescar o mais rápido possível





Ao fundo a placa que indica "Terminal de Santos"


Estamos no Canal do Porto de Saantos avistando a orla.





Vista maravilhosa!



Dei uma olhadinha para trás e bati mais uma foto.



Para quem conhece Santos vai lembrar que neste espaço vazio à direita antigamente era o Clube Regatas Santista. Uma pena terem demolido. Sua arquitetura era belíssima!

Do lado direito está o Clube Internacional de Regatas





Veja os meninos praticando stand up paddle perto do navio.




E Santos vai ficando cada vez mais distante.


Desse lado tem as praias do Goes e do Cheira Limão



O Sol já começou a ser pôr




E ainda resta um pouquinho de sua luz


Quando escureceu fomos para a nossa cabine que fica na Ponte 8 de nome Marlene.

A bem da verdade esquecemos qual era o número da nossa cabide e tivemos que ir na administração para verificar, mas quando estamos passeando tudo fica divertido. rssss


Parecia tão fácil descobrir qual o quarto, não é mesmo?


Finalmente entramos na cabine e já registramos o ambiente que é para não esquecermos de nenhum detalhe.

Tudo amplo e caprichado. Muito bom!



Nos arrumamos para s atrações noturnas especificadas no "Today" que é a programação diária.

Eu e minha irmã integramos o grupo do 2º turno do jantar com início às 22h30 na ponte 3 - Gradisca no Restaurante Gattopardo. Então fomos até o Teatro Bel Ami localizado na ponte 3 - Gradisca, ponte 4 - Gilca e ponte 5 Aida onde estava acontecendo o Music is Dance com cantores e bailarinos apresentados pelo Diretor do Cruzeiro NAIM para aguardar o horário do jantar.



Todas as noites a comida era deliciosamente espetacular e caprichosamente apresentado! Segue uma amostra do que saboreamos.







Para finalizar a noite mais um Cocktail no capricho!



Voltando para descansar um pouco. Desta vez sem enganos quanto ao número da cabine.


28 de dezembro de 2013

Após um delicioso café da manhã fomos curtir o Sol, as piscinas e todas as atrações que o dia de hoje oferece.







Descontração com as brincadeiras "Olimpíadas aquáticas" que estavam acontecendo na piscina promovidas pelos recreadores da manhã







 Sempre bom dar uma olhadinha lá fora e ver a imensidão do mar e o rastro deixado pela passagem do naivo.



 Na parte da tarde fomos explorar os outros ambientes do navio.


Sempre uma boa oportunidade para saborear os deliciosos Coktails e fazer umas comprinhas.



Tudo sob o olhar atento de Marcello Mastroianni.


Elevador panorâmico era sempre um boa opção


Mesmo como cenário para foto.


Pessoal animado com a aula de Zumba



Ala infantil. Me preparando para trazer meu neto.


Hoje o jantar é de Gala. É a noite do comandante.




Fui pedir a opinião do Marcello Mastroianni e ele ficou deslumbrado!


Aguardamos o Comandante saboreando um delicioso prosecco



Abertura do show

E finalmente o Comandante apresenta toda a sua equipe.


Após o show fomos jantar




29 de dezembro de 2013


Todo mundo amanheceu na maior animação - Aula de Zumba


Curtindo o mar.





 Entrada do restaurante Gattopardo


No Pianao Bar Blue Velvet escutamos música italiana acompanhada somente pelo piano. Incrivelmente romântico.


O Magnífico Angelo Azzurro Ballroom


Veja que lindo o teto todo espelhado. Que efeito!


Neste Blue Velvet Piano Bar passamos momentos incríveis ao som de boa música.


Aqui saboreamos os melhores cocktails ouvindo grandes vozes


Entrada/Saída do Cassino.




Muito lindo com peças de dominó vermelhas cobrindo todas as paredes.




Também fomos tentar a sorte.




Nosso último jantar à bordo e também com nossas amigas Cida e Lúcia que conhecemos no primeiro dia.


Eu e Lúcia que é irmã da Cida



Cida com minha irmã Lúcia




 Nesta noite, durante o jantar, os garçons nos homenageram com um belo show de dança.


Todos os passageiros participaram rodando os guardanapos


Todas nós com nossos tão gentis e carinhosos garçons. Uma foto de despedida



Nossa última noite no navio. Dormir fica para depois!



30 de dezembro de 2013

É hora de partir! Já vemos ao longe Punta del este



Agora já avistamos Buenos Aires bem próximo.



E aos poucos vamos chegando no porto de Buenos Aires



Desembarcamos no Terminal de passageiros Pureto Nuevo e pegamos um taxi rumo ao hotel 
Reparem no detalhe do retrovisor. Quase em 90º

                     

No trajeto fui relembrando alguns lugares onde estive há 34 anos. Muito mudado.


GALERIAS PACÍFICO

O prédio, inspirado na galeria parisiense Lafayette, foi inaugurado em 1889 e abrigava a loja Bon Marché

Fracassada, abrigou várias instituições de arte e de comércio até 1946, quando foi reformada e recebeu afrescos de renomados pintores argentinos. 

São mais de 100 lojas, inclusive de grandes grifes internacionais, e praças de alimentação. (Fonte)



Quando entramos na avenida 9 de Julho já avistamos ao longe o Obelisco



Chegamos no Hotel Castelar localizado na Avenida de Mayo 1152.



O Hotel Cstelar foi idealizado pelo arquiteto Mario Palanti e foi inaugurado em 1928. É um dos hoteis mais importantes d cidade de Buenos Aires, pois hospedou o poeta espanhol Federico Garcia Lorca por seis meses na década de 30. Conserva até hoje sua arquitetura europeia, adaptando sua decoração a um estilo vanguardista e mantendo sua essência clássica. Fonte http://www.castelarhotel.com.ar/pt/historia.html




Logo em seguida saímos para almoçar. 
Na av. 9 de julho avistamos o Restaurante Bernardo e fomos experimentar o tradicional "Bife de Chorizo com Papas Infladas". Enqunto aguardávamos o prato principal saboreamos a famosa cerveja Quilmes. Hum! Que delícia!


Não demorou muito para termos companhia.


E enquanto isso, um registro da espera


Após o almoço fomos dar uma caminhada para explorar a redondeza.



Dom Quixote localizado na av. 9 de julho, esquina com a av. de Mayo foi nosso companheiro diário.

Vocês devem estar perguntando qual o significado de ele estar em uma avenida tão importante.

Don Quixote é tido como um idealista prático que quer corrigir erros impossíveis. Este ideal foi também conferido à ex-primeira dama Eva Peron, que defendia os direitos trabalhistas e sufrágio feminino durante seu tempo no cargo.



Estávamos voltando para o hotel quando vimos uma manifestação bloqueando toda a avenida de Mayo. 

Assim como é tradição o encontro das mães que choram e protestam contra o desaparecimento de seus filhos, toda quinta-feira às 15h30 na Praça de Mayo há 30 anos, outras manifestações também fazem uso da mesma Praça seguindo pela avenida de Mayo. Foi o caso desta manifestação que não consegui saber qual o motivo.





Agora vamos para o hotel e descansar porque amanhã teremos comemoração e estes dias no navio dormimos muito pouco. 

31 de dezembro 2013

Acordamos cedo, tomamos um delicioso café e fomos para a avenida de Mayo.

Quase na entrada do hotel tem uma estação do metrô. 
Vamos conhecer para poder comentar.



Metropolitano de Buenos Aires (chamado localmente de Subte) é a rede de subterrâneos da cidade de Buenos Aires. A primeira linha desta rede de trens subterrâneos foi inaugurada em 1913, sendo a primeira de seu tipo na Ibero-América e em todo o Hemisfério Sul. A rede se estendeu rapidamente nas primeiras décadas do século XX, mas o ritmo de ampliação diminuiu drasticamente durante os anos que seguiram à Segunda Guerra Mundial. No final da década de 1990 começou um novo processo de expansão da rede, com o planejamento de quatro novas linhas. (Fonte)

Esta linha foi a primeira (1913), inclusive, da América Latina e conserva a mesma arquitetura da época.

Por esta razão é bem simples. Tão logo descemos a escada já nos deparamos com a roleta e o embarque.




Não andamos de metrô, apenas descemos para conhecer e fazer o registro.
Em seguida caminhamos pela avenida de Mayo sentido Plaza de Mayo.
Atravessamos a avenida 9 de julho e ao fundo registramos a imagem da Evita na fachada do edifício do Ministério da Saúde.


Seguimos pela avenida de Mayo que é belíssima e rica em arquitetura. 
A Avenida de Mayo, localizada no bairro de Monserrat foi a primeira avenida da cidade de Buenos Aires. É a espinha dorsal do centro histórico e cívico da cidade abrigando inúmeras manifestações sociais, protestos e celebrações durante os feriados nacionais assim como o desfile de funerais de mortos ilustres.
Foi inaugurada em 1894 inspirada nas avenidas de Paris por influência da “Belle Époque”
Se tornou palco da vida pública no início do século XX com seus edifícios de estilo sofisticado art nouveau, neoclássico e eclético recepcionando visitantes estrangeiros ilustres. 
Em 1997 foi declarado por decreto que a Avenida de Mayo é ponto turístico histórico nacional, o que significa que não pode ser alterada as fachadas dos edifícios bem como fica vetado colocar anúncios e toldos. Qualquer ação que venha mudar as estruturas dos prédios deve ser aprovada pela Comissão Nacional de Monumentos e Sítios.
Este é o prédio do Café London City - Foi inaugurada em 1954. O seu interior evidencia sua história através dos retratos e citações emoldurados e pendurados nas paredes homenageando os visitantes notáveis ​​do passado, como famoso autor argentino Julio Cortazar, que mencionou o café em seu livro "Los Pemios"​​.

Casa de Cultura de Buenos Aires (Antigo prédio do Jornal "La Prensa" 

Este prédio possui estilo francês e foi inaugurado no ano 1896 e projetado pelos engenheiros Gainza e Agote. No primeiro andar se encontra o inconfundível Salão Dourado, uma cópia idêntica do salão do Palácio de Versalles na França. O jornal “La Prensa” teve a sua sede principal onde hoje se acha a Casa da Cultura de Buenos Aires. (Fonte)


No mesmo prédio se pode ver uma estátua de bronze, projetada por Maurice Bouval  que segura uma tocha e uma folha escrita, como símbolo da liberdade de imprensa.




Chegamos então na Praza de Mayo.

Este é o Museu Do Cabildo

Cabildo era a sede do governo de Buenos Aires na época da colônia. Os membros do Cabildo se reuniam aqui todas as semanas para debater os assuntos públicos e políticos.
O arquiteto italiano Giovanni Bianchi foi quem realizou a obra. O prédio foi inaugurado no ano 1740 e passou por muitas transformações arquitetônicas através do tempo. Nos seus salões se organizou a Revolução de Maio (uma parte muito importante da história Argentina para conseguir a independência da Espanha). Aqui foi escolhida a Primeira Junta do Governo em 1810. (Fonte).

No interior do Cabildo funciona o Museu do Cabildo e da Revolução de Maio, a Comissão Nacional de Monumentos, Passeios e Museus históricos e até uma feira de artesanato.


O Palacio Municipal de la Ciudad de Buenos Aires (sede da "prefeitura", no primeiro piso) e Palacio de Jefatura de Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires (a sede da polícia, no 2º piso). 
Encontra-se no entrocamento da Avenida de Mayo e da Plaza de Mayo. 
Construído entre os anos de 1890 a 1893, foi um projeto audacioso, uma vez que a cidade não tinha muitos recursos financeiros para a construção. Foram utilizados os restos das residências que foram demolidas para a abertura da Avenida de Mayo. Muitos dos mosaicos e cristais são remanescentes dessas residências. O Palacio foi ampliado em 1911 e, em 2005, durante as obras de restauração, descobriu-se em seus porões vários documentos e objetos da época de sua construção. 

Este ao fundo à direita é o "El edificio Anexo de la Legislatura de la Ciudad de Buenos Aires"


CATEDRAL METROPOLITANA

San Martin e Av Rivadavia, em frente à Plaza de Mayo. Monserrat.

É o maior templo católico da cidade. Construída em 1593, foi reconstruída diversas vezes, levando 250 anos para ser finalizada. Sua fachada lembra os templos gregos, mas seu interior é tipicamente barroco. 





O edifício possui um perfil que não é comumente usado nas catedrais, pois não tem torres e é mais como um templo grego clássico que um típico católico. 

Tem 12 colunas na fachada que representam aos apóstolos de Jesús, e seu interior chega aos 41 metros de altura.





Na entrada da Caatedral o fogo que homenageia a memória de San Martin




O chão foi desenhado no ano 1907, e fabricado na Inglaterra com mosaico veneziano.

No centro impõe-se o Alto Altar, como o ponto mais proeminente




 Os altares monumentais, a cúpula em estilo renascentista e o piso de ladrilho impressionam pela beleza.



Seu interior é barroco  



O espetacular órgão com 2.846 tubos que funciona.



Possui 41 metros de altura.




À esquerda há um pequeno altar  com uma imagem conhecida como “Santo Cristo de Buenos Aires” trabalhada em madeira de algarrobo



E Ele nos abençoou!


Os altares possuem imagens do séc. XVII, piso de ladrilhos venezianos (feitos na Inglaterra) e azulejos renascentistas

           

Numa das asas do Templo, há um mausoléu, no que se encontram os restos do Geral San Martín, líder da independência, desde o ano 1880, e a seu lado, os restos dos gerais Guido e Las Heras, e o simbólico Saldado Não Conhecido.










 No final do corredor central pode-se ver um altar dedicado à “Virgen de los Dolores”



E na saída encontrei o meu anjo protetor - Arcanjo Miguel


Banco de la Nación Argentina foi fundado em 18 de outubro de 1891 por iniciativa do presidente Carlos Pellegrini e mediante a Lei Nº. 2.841 como um meio para resolver a crise econômica que assolava o país e afetava, principalmente, o sistema bancário. É um banco 100% estatal e, no decorrer dos anos, transformou-se no maior banco comercial argentino.

Tornou-se uma das principais fontes de financiamento para os pequenos agricultores em suas primeiras décadas, e mais tarde para as empresas comerciais e industriais, bem como a gestão de uma série de transações do setor público. 





Plaza de Mayo

É a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires.

A Praça sempre foi o centro da vida política de Buenos Aires, desde a época colonial até a atualidade. Seu nome comemora a Revolução de Maio de 1810, que iniciou o processo de independência das colônias da região do sul da América do Sul.

Desde a década de 1970 as Mães da Praça de Maio se reúnem com fotos de seus filhos desaparecidos pelos militares durante a ditadura argentina.

Cartazes de protestos espalhados por toda a praça. Ao fundo a Casa Rosada



Símbolo das "Madres de Plaza de Mayo" pintado em todo o contorno da Praça.

Desde a década de 70, as Mães da Praça de Mayo se reúnem todas as quintas feiras, caminhando em círculos ao redor da praça, com fotos de seus filhos desaparecidos e mortos durante a ditadura militar, usando lenços brancos na cabeça. 

Uma curiosidade: suas palmeiras foram trazidas do Rio de Janeiro. (Fonte)


Pirâmide de Mayo

A 25 de maio de 1811, um ano após a Revolução de Maio, foi decidido comemorar a data com um monumento público. 

Levantou-se assim um obelisco no centro da Praça da Vitória, conhecido como Pirâmide de Maio

Este monumento foi reformado em 1856 pelo artista argentino Prilidiano Pueyrredón, que revestiu a pirâmide e a base com argamassa e adicionou relevos decorativos. 

O escultor francês Joseph Dubourdieu foi o autor da estátua da liberdade que coroa a pirâmide, além de outras estátuas ao redor do monumento que foram posteriormente retiradas. 


Em 1912 o monumento foi transladado até o centro da Praça de Maio, onde se encontra atualmente.


Casa Rosada

Construída em 1565 e inicialmente chamada de Real Fortaleza de San Juan Baltazar da Áustria, teve seu projeto inicial modificado várias vezes no decorrer dos tempos. 

Sede do governo da Argentina desde 1873, é um dos cartões postais de Buenos Aires. 

A justificativa para o nome Casa Rosada é controversa: uns dizem que a sua cor é resultado de uma mistura de cal com sangue de boi, para baratear os custos da pintura e impermeabilizar as paredes; outros dizem que a mistura das cores branca e vermelha deveu-se a uma homenagem à conciliação dos dois partidos políticos (antes rivais) que existiam à época. 

Também chamada de Casa de Gobierno, possui um museu com mais de 10 mil objetos. A troca da guarda (ou granadeiros) acontece a cada duas horas, de 7h às 19h. Existem visitas guiadas e gratuitas diariamente.




Em 1873 foi inaugurada a estátua equestre de Manuel Belgrano, atualmente localizada em frente à Casa Rosada.




Após todos estes registros partimos em direção à Calle Florida. 

Pegamos então a av. Rivadavia e entramos na rua San Martin. Aproveitamos para visitar a Galeria San Martin.
Imponente e bela!






Aonde está a tia Lú?


Continuando a caminhada seguimos pela Currientes até a Calle Florida.

Lá fizemos a festa!

Logo encontramos a tradicional Livraria El Ateneu. Esta da Rua Florida não é tão imponente quanto a da Avenida Santa Fé, mas mesmo assim tem três andares de pura loucura!


E fomos às compras, mas claro sem exageros, afinal sempre consumimos com moderação!


Não resisto a um monumento!


E a lindas fachadas!

Enfim... fomos recarregar as energias. 



E depois só curtir as lembrancinhas!


Hora de se arrumar para festejar o último dia do ano.

Eu, vestindo um modelo Caroline Augusto


Com brincos Caroline Augusto da minha cor preferida e da cor do ano de 2014


Lúcia Meyer no hall do Hotel Castelar ao lado da linda árvore de Natal,


Em grande estilo..


Esperando 2014 em grande estilo!


Antes de irmos para a Casa de Tango, fizemos um pit stop no Restaurante do Hotel Castelar


Espetacular o show de tango na casa Esquina Carlos Gardel

Esta casa de sows fica em um dos bairros mais tangueiros de Buenos Aires e numa esquina emblemática, onde um dia funcionou o bar “Chanta Cuatro”, frequentado por Carlos Gardel e onde ele cantou por diversas vezes.

Do lado de fora não dá para imaginar o espetáculo que é lá dentro!





Combinamos com o taxista que nos levou para a Casa de Tango que fosse nos buscar às 23h40 para nos levar para Puerto Madero para assistir a queima de fogos.


Foi  muito bonito!




O gentil taxista que nos aguardava, nos levou de volta para o Hotel onde brindamos o Novo Ano.



01 de janeiro de 2014

Após um maravilhoso café da manhã, primeiro do ano de 2014, vamos animadas para o Tour pela cidade de Buenos Aires.

Antes o registro da Avenida 9 de Julho esquina com a Avenida de Mayo tendo ao fundo Dom Quixote e seu fiel cavalo Ressonante.


No meio da Avenida 9 de Julho dá para registrar Dom Quixote e o contorne da Evita ao fundo.


Virando 180º no mesmo lugar da Avenida 9 de Julho encontramos o Obelisco ao fundo.


E agora lá vamos nós para o passeio turístico.



Saímos da frente da Catedral na Plaza de Mayo e já falamos sobre ela acima para curtir o Circuito Sul, o primeiro de três.


Aqui está a Faculdade de Engenharia - Universidade de Buenos Aires.

Universidade de Buenos Aires (UBA) é a maior universidade da Argentina, fundada em 12 de agosto de 1821 na cidade de Buenos Aires. Assemelha-se às demais universidades públicas do país por ser financeiramente dependente do Estado, porém é autônoma, gratuita e laica. A UBA possui seu próprio "governo" decorrente de uma reforma universitária levada à cabo por professores, alunos e egressos em 1918.



Secretaria da Agricultura


Seguimos rumo ao Museo Boca Juniors e no caminho vários registros





Passamos próximo ao Caminito. Veja ao fundo as casinhas coloridas. Iremos depois com mais calma.


Eis o mítico estádio La Bombonera, do Boca Juniors.



Uns dizem que o estádio, oficialmente chamado Alberto José Armando, ganhou esse apelido por causa de sua forma retangular, como a de uma caixa de bombons. Outros garantem que é chamado assim em alusão à caixa de bombons que o arquiteto Victorio Sulcicrecebeu durante as obras.




O estádio foi inaugurado oficialmente em 25 de maio de 1940, com uma partida entre Boca Juniors e San Lorenzo de Almagro. 



 As cores do clube atuais, azul e amarelo foram retirados do pavilhão da Suécia, depois que a equipe perdeu suas cores originais, branco e preto, em um jogo de futebol com um time de um bairro vizinho também uso pretendido. O dia depois de perder este jogo pessoas Boca Juniors decidiu usar as cores da bandeira do primeiro navio a passar por baixo da ponte Avellaneda. Era um navio sueco.



Club Atlético Boca Juniors tem um museu chamado "Museu da Paixão Boquense". O museu está localizado no andar terreo do estádio e se pode conhecer a história desportiva do clube por meio de fotografias, troféus, camisas, estátuas e objetos.

O museu propõe uma excursão ao estádio, visitando os estandes, arquibancadas, caixas, vestiários, cabines de imprensa. Um guia conduz o passeio com grupos de visitantes e relata histórias e anedotas do campo, os torcedores e os jogadores.

O estádio tem uma loja de souvenirs dentro do museu. (Fonte)




O estádio tem capacidade para 50 mil pessoas, mas seu  projeto inicial era para 100 mil. A Prefeitura não autorizou a expansão. Diante da falta de espaço, a solução foi crescer pra cima, construindo três anéis de arquibancada. Quem fica sentado lá do alto vê os jogadores de cima. O estádio possui visitas guiadas e o Museo de La Pasión Boquense, bem abaixo das arquibancadas. (Fonte)






Também na calçada (passeio)  memórias em paineis de diferentes jogadores. 



Seguimos rumo a La Boca

Muitos historiadores asseguram que foi em La Boca, às margens do Rio Riachuelo, que o explorador espanhol Don Pedro de Mendoza fundou o primeiro núcleo que daria origem à Buenos Aires, em 1536. Naquela época, La Boca não passava de uma zona pantanosa habitada pelos índios. Com a morte de muitos colonizadores por doenças e ataques  indígenas, o precário assentamento foi abandonado.

Enquanto Buenos Aires crescia e se expandia, La Boca era pura expressão da vida no porto: trabalhadores imigrantes pobres amontoados em cortiços, vielas escuras, casas de prostituição. O local foi um dos berços do tango, mas passava longe de ter charme - ou turistas! A transformação se deu com o pintor Benito Quinquela Martin, que nasceu no bairro e fez dele sua maior inspiração - o que era decadente ganhou cor. Foi ele quem criou, com outros amigos artistas, o principal cartão postal de Buenos Aires: o Caminito. (Fonte)


O Caminito é uma viela com uma mistura de painéis, murais e esculturas. 

Com apenas 100m de comprimento, essa rua de pedestres traduz em cores vivas a alma dos imigrantes que povoaram o bairro no século XIX.



Em 1959, quando o antigo ramal da estrada de ferro que passava por ali foi fechado, um grupo de artistas locais, liderado por Quinquela Martín, começou a fazer mosaicos e pinturas nos muros e nas paredes das moradias simples.




Recebeu este nome em homenagem ao tango de Juan Dios Filiberto, que era morador do bairro.



A passagem, cercada pelos típicos cortiços de La Boca, é um dos locais mais visitados da cidade.







As casas de madeira e chapa cuja frente dá para o Caminito, respondem ao estilo do tradicional conventillo boquense, un tipo de vivenda popular precária a qual caracterizou ao bairro desde suas origens a fins do século XIX, como centro de residência de inmigrantes genoveses

Devido a seu valor cultural, as mesmas estão subsidiadas pelo Estado, o qual permite garantir un mantimento o qual os escassos recursos dos moradores do bairro não poderiam realizar. Se encontram pintadas de cores brilhantes, um costume do bairro o qual foi difundido pelo destacado pintor boquense Benito Quinquela Martín

Nas ruas adjacentes, podem recorrer-se os conventillostradicionais de la Boca, construídos de chapas de metal acanaladas, montadas muitas vezes sobre pilares ou cimentos altos devido às frequentes inundações, e pintadas com cores brilhantes, tal como se encontram mantidos por seus habitantes. (Fonte)







As casas na área do Caminito são também conhecidos como "Conventillos". As casas eram típicas dos imigrantes genovês no final do século XIX.

As casas são pintadas em várias cores, porque os imigrantes italianos usaram a tinta sobrando nas oficinas do porto. 

As condições de vida nos "conventillos" são muito pobres. Hoje, alguns "conventillos" foram transformados em lojas de souvenirs.






Partimos rumo ao Puerto Madero, local onde vimos a queima de fogos na noite anterior.


O trajeto é meio nostalgico! Tudo abandonado. Muito lixo.


Ao fundo dá para ver a Puente Transbordador.


Desta foto dá para ver melhor.

A ponte de ferro construída em 1914 tinha o objetivo de permitir que pedestres, carros e bondes atravessassem o Rio Riachuelo, possui um sistema mecânico que movimenta a plataforma de um extremo ao outro. Esse sistema esteve em funcionamento até a década de 60. Devido ao aumento do número de carros e pedestres, ela foi desativada, mas outra foi construída a apenas 100m da original.

O Rio Riachuelo é um dos rios mais contaminados do mundo. (Fonte)



Museu de Belas Artes de La Boca continua com o fim que teve na mente o fundador, o pintor Benito Quinquela Martín, na hora da sua concepção: ser um espaço de difusão da cultura e o arte argentino.


Trata-se provávelmente do pintor argentino mais reconhecido e fundamentalmente mais querido do pais: Benito Quinquela Martín. Seu nome está indissolúvelmente asociado ao bairro de La Boca e é aí onde encontramos o Museu de Belas Artes Benito Quinquela Martín. 


Mas esse museu não está dedicado exclusivamente à preservação da memória desse pintor nem da sua obra, pelo menos não se entendemos “obra” num sentido limitado. Esse lugar é muito mais. Sua missão é a prevenção e continuação da obra de Quinquela que ia mais além da pintura: a da educação, o amor ao próximo e a ajuda ao seu bairro.

Benito teve a origem mais humilde. Órfão do bairro portuário, foi adotado com seis anos por um casal de mestiços imigrantes que amou ele como a um filho próprio. De adolescente começou a tomar aulas noturnas de pintura entanto no dia trabalhava na carvoaria familiar. Estudou, dedicou-se à sua arte e triunfou tanto no pais como no exterior. 

Já como pintor reconhecido, Quinquela Martín começou uma série de obras com as que quis devolver ao bairro de La Boca parte do que tinha lhe dado. 
Fundou uma escola, um teatro, um lactario, um hospital de odontología infantil. Criou Caminito onde tinha uma ferrovia abandonada. (Leia mais AQUI)



Mais um Centro Cultural


Seguimos pela Avenida Dom Pedro de Mendoza que segue paralela ao elevado "Buenos Aires - La Plata".
Neste percurso fomos atingidos por um rojão que estourou dentro do ônibus turistico que é aberto. Estilhaços de pólvora atingiram a perna da minha irmã que estava sentada do lado da passagem. 
Foi um susto grande!


Percebam que as pessoas constroem casa de alvenaria embaixo da ponte.


São inúmeras casas, encostadas umas nas outras, embaixo do viaduto.

Retrato de um momento difícil que os argentinos estão passando.

A cotação do peso argentino nestes dias era de 0, 36 real/peso





 Ao longe vemos o Casino Puerto Madero

Em Buenos Aires a legislação proíbe cassinos na capital. Porém, o jeitinho portenho resolveu o problema atracando uma antiga embarcação, tipo do Rio Mississipi, em Puerto Madero,  às margens do Rio de La Plata, onde já é considerado território da província, e não da capital. (Fonte)



Casino de Puerto Madero tem capacidade para mais de 2.500 pessoas, numa superfície de 2.700 m quadrados, distribuídos em 4 andares. A entrada é gratuita e oferecem diferentes opções de bares e restaurantes, além de uma vasta gama de mesas e máquinas de jogos e apostas.



Fonte das Nereidas

Localiza-se emfrente ao Centro de Museus da Cidade. 

É creação da escultora tucumana, Lola Mora.

A obra, que foi inaugurada no ano 1903, está esculpida em mármore e representa o mítico nascimento de Venus.

O verdadeiro sentido desta escultura, relaciona-se com a criação do ideal de beleza feminina. A Fonte das Nereidas, foi concebida enquanto Dolores Mora de Hernández (nome completo da autora) morava em Roma.

Actualmente considera-se à escultura como uma das peças mais importantes da cidade, por o que foi declarada Monumento Histórico Nacional.






Está localizado na Escola de Belas Artes de Cárcova. O Museu de Calcos e Escultura Comparada foi inaugurado em 1928 em uma seção do antigo lazareto, juntamente com a Escola de Belas Artes nomeado Ernesto de la Cárcova. 

Ele preserva uma vasta coleção de réplicas de obras de escultura. Muitas peças em exposição foram obtidas com um molde direto do original. Aí podem ser vistos David e de Moisés de Miguelangelo, a Vênus de Milo e outras obras de arte grega, romana, egípcia, assíria, asiática e da Europa medieval.






Estamos agora na Avenida Dr. Tristan Achavál Rodriguez onde se pode ver ao fundo a Reserva Ecológica "Costanera Sur"


São 20 quarteirões de "Costanera".

Neste calçadão as pessoas fazem exercício, corrida e também saboreiam as deliciosas empanadas e parrilhadas.






Uma pena não ter podido pegar totalmente a Antena Monumental ou Mastro dos Italianos
Este monumento foi erguido em comemoração a visita do príncipe Umberto di Savoia, Coroa da Itália, feita na Argentina em 1924. Trás uma mensagem de gratidão para com o “povo hospitaleiro argentino . O autor da obra foi Gaetano Moretti, que realizou a pedido do Governo italiano como um tributo a Argentina.
O monumento é decorado com figuras de bronze e inscrições em latim e italiano, e coberto com a figura do Leão Alado de São Marcos, inspirado no de Veneza.  (Fonte)



E mais monumentos!



Edifício que desafiam o céu. Praças com rampas para skate. Pontes de desing arrojado. 

Puerto Madero nasceu em 1989, quando um novo projeto urbanístico se dispôs a transformar uma zona decadente ao que há de mais futurista na cidade. (Fonte)




Buenos Aires possuía problemas históricos em relação ao descarregamento de navios em sua costa devido à baixa profundidade do rio da Prata

Os navios tinham que desembarcar seus passageiros e mercadorias em outras embarcações até chegar em terra. 

Em 1882 o governo federal contratou o engenheiro Eduardo Madero, razão do nome do bairro, para ser encarregado da construção de um novo porto que poderia resolver esses contratempos. (Fonte)




PUENTE DE LA MUJER (Ponte da mulher)

Essa ponte de pedestres é uma espécie de homenagem ao conjunto da obra. O autor,Santiago Calatrava, teria se inspirado em um casal dançando tango, sendo a parte sinuosa, um braço de 39m, a silhueta feminina. 

A ponte tem uma estrutura de aço de 160m, e um trecho giratório sustentado por 600 cabos, que giram para as embarcações passarem. (Fonte)





Velhos armazéns de um porto falido, os enormes espaços que passaram décadas às moscas, com a urbanização, ganharam bares in, restaurantes, lofts, escritórios cool à beira do canal. O movimento atraiu novos empreendimentos e investimentos que deram origem a um boom em ambas as margens do rio.


Hoje Puerto Madero é um dos bairros mais nobres da cidade, e centro financeiro e gastronômico da capital.





Uma variedade incrível de culinárias






Saímos de Puerto Madera e fomos para o ponto final do primeiro circuito - Plaza San Martin




Por ser o primeiro dia do ano tudo estava fechado. Tinha somente um restaurante aberto. Dá para imaginar a loucura! 

O calor estava intenso. Marcava 42º dentro do Restaurante. Como o tempo era curto e o atendimento demorado pedimos uma Quilmes com papas fritas. MARAVILHOSO!!

Após o almoço fomos fazer alguns registros na Plaza San Martin enquanto aguardávamos o ônibus turístico para iniciarmos o segundo circuito que eles chamam de  portenho.




O Palácio San Martín

Em 1936, o Palácio de Anchorena foi adquirido pelo Estado para sediar o Ministério das Relações Exteriores , e renomeado Palacio San Martin. 

Cerimonial atualmente abriga o Ministério das Relações Exteriores e seus escritórios foram transferidos para o novo prédio de Arenales e Esmeralda, construído pelos arquitetos Rajlin Aizenstat e cuja arquitetura parece falar com o trabalho monumental de Christophersen .

O Palacio San Martín é um marco histórico nacional , que abriga obras de artistas argentinos e norte-americanos do século XX , como Antonio Berni , Pablo Curatella Manes , Lino Enea Spilimbergo , Roberto Matta , entre outros.



O monumento mais importante da praça é uma reminiscência de Libertador General José de San Martín ( 1778-1850 ) . Erguido em 1862. 

É o trabalho do escultor francês Louis -Joseph Daumas e é o mais antigo monumento equestre da Argentina. 

Com a mão indica o Andes , seu caminho libertador . (Fonte)



A Plaza San Martín é, talvez, uma das áreas da cidade que  mais sofreram alterações ao longo dos últimos quatro séculos.

Até o final do século XVII, a área era conhecida como " El Retiro " , como um monge lá instalou seu eremitério .

No início do século XVIII havia o mercado de escravos. (Fonte)



Em 1800 foi construída a segunda e última praça de touros em Buenos Aires, que funcionou até a proibição de touradas em 1819. 

Mais tarde abrigaria o Regimento de Granadeiros de General San Martín. 

Até o final do século XIX começou a tomar forma a paisagem final da praça e seus arredores. (Fonte)



Chegou o ônibus turístico e lá fomos nós!



Pegamos a Avenida Leopoldo Lugones no sentido oposto o qual trafegamos na parte da manhã.


Passamos pelo terminar de passageiros do porto Benito Quinquela Martin onde desembarcamos no dia 30 de dezembro de 2013.






Passamos em frente da Cidade Universitária.

A Cidade Universitária está localizada no bairro portenho de Belgrano, margeado pelo Rio da Prata, próxima do Aeroparque Jorge Newbery e da Avenida Lugones.

A construção da Cidade Universitária foi finalizada em 1967,4 durante o governo de fato de Juan Carlos Onganía. Sua criação se deve a necessidade de dar a Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FCEN) um lugar propício a investigação científica, sobre tudo depois da chegada dos primeiros computadores ao país, e o conseqüente espaço físico que estas ocupavam na faculdade. 

Para isto, se seguiu um plano apresentado pelo arquiteto francês Le Corbusier em 1929 marcado no Plano Regulador da Cidade de Buenos Aires de 1962. Em maio de 2007, a administração da Cidade Universitária era exercida pela Universidade de Buenos Aires, de acordo com a lei de autonomia das universidades de 1918, através da Superintendência da Cidade Universitária.


Seguimos pela Avenida Rafael Obligado Costanera e vemos em destaque o CLUBE DE PESCADORES COSTANERA.


A linda sede do clube de Pescadores de Buenos Aires é uma das imagens mais memoráveis ​​da cidade. Foi declarado Patrimônio Histórico Nacional, é mostrada em silhueta contra o rio com característica de estilo Inglês. 


O clube, que tem uma área espetacular de 512 metros, tem um aquário de espécies nativas do Rio de la Plata, uma bela sala de concertos, onde muitas vezes são organizados eventos  e o  restaurante com vista deslumbrante sobre o rio.


Continuando pela Avenida Rafael Obligado Costanera...


Apreciando a beleza do Rio de La Plata



Até que chegamos à Terra Santa.

Terra Santa é um dos parques temáticos mais curiosos em Buenos Aires. 

É o primeiro parque temático religioso do mundo, dedicado à Terra Santa.


Tierra Santa é dividido em diferentes setores e atrativos:

A Criação
É um magnífico show de imagens, som, luz e lasers, que descrevem a origem da vida na Terra. A Luz, céu, terra, água e todos os seres vivos que habitam o universo desde o seu início, fazem parte desta atração incrível cuja duração é de 15 minutos ea sua capacidade de 150 pessoas.


O presépio
Terra Santa é o orgulho de contar entre suas atrações o maior presépio móvel do mundo. Esta atração apresenta centenas de figuras em tamanho real eo espetáculo de luz e som.


Última Ceia

Para muitos, é o atrativo emocional do Parque. É notável pelo seu cenário espectacular, em um qual Jesus é sentado à mesa com seus doze apóstolos.
Ressurreição

Na Terra Santa, você vai assistir uma saída impressionante de Jesus Cristo, liderados por uma figura de 18 metros de altura, emergindo da montanha. A música e efeitos especiais criam uma atmosfera ideal para viver mais um momento mágico no parque.



 Outras atrações: Muro das Lamentações, Museu das religiões, Oratório, Mosteiro Franciscano, Passeio dos Artesãos e Gruta da Virgem e dos Santos.


Passamos pelo famoso restaurante Siga La Vaca que oferece a melhor parrilla argentina.


 Seguimos para o Clube Atlético River Plate


Estamos quase chegando...


Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Núñez fica localizado próximo ao Rio da Prata. É a casa do River Plate e de jogos da Seleção Argentina de Futebol e com 66.449 lugares, é o maior Estádio da Argentina.
O nome do estádio é uma homenagem ao Presidente do Clube na época da construção, Antonio Vespucio Liberti. (Fonte)

Em 1934, o River Plate tinha 31 anos de criação. Tinha 1 título amador e 1 título profissional no futebol. Era conhecido como "Los Millonarios" devido as contratações caras. Em 31 de outubro de 1934, 83.950 metros quadrados são adquiridos pelo clube para a construção do estádio.
Em 25 de maio de 1935, foi colocada a pedra fundamental do Estádio. No dia 1 de Dezembro, foi apresentado os planos da construção e apenas em 27 de Setembro de 1936 se iniciou a construção, sob a supervisão dos arquitetos José Aslan e Héctor Ezcurra.  (Fonte)


Após dois anos de construção e três tribunas concluídas, no dia 25 de maio de 1938, cerca de 8.000 pessoas presenciaram a entrega de uma bandeira argentina e outra do clube, cercadas pelos sócios, que entoaram o hino argentino e do River Plate. No dia seguinte, uma festa com cerca de 120.000 espectadores e, após diversas atividades, a primeira partida do estádio, contra o Peñarol, do Uruguai. Vitória do River, por 3 a 1.  (Fonte)


Foi o estádio que recebeu as cerimônias de abertura e encerramento, além da final do futebol e das competições de atletismo nos Jogos Pan-Americanos de 1951 sediados em Buenos Aires
Em 1958, as arquibacandas em forma de ferradura do estádio foram fechadas, formando o oval. Com a Copa do Mundo de 1978, o estádio passou por reformas e teve sua capacidade reduzida para 97.709 espectadores sentados, sendo um dos melhores estádios do mundo na época.  (Fonte)

Aproveitando o pit stop para um registro dentro do Bus Turistico


E o meu registro também!



Continuando o trajeto vemos o Hipódromo Argentino

Inaugurado em 1876, tem pista com 2,4 km de extensão e capacidade para 107 mil pessoas. Ponto emblemático da cidade, onde as famílias tradicionais se reúnem às segundas, sextas e sábados para apostar nas corridas de cavalos - são até 14 páreos por dia, de diferentes categorias, realizados a cada meia hora. Qualquer pessoa pode assistir os páreos (a entrada é gratuita) e apostar no seu cavalo preferido - o valor mínimo é de AR$ 2. No subsolo há um cassino com 5 mil máquinas caça-níqueis e 210 posições de roleta. (Fonte)





BARRIO CHINO

O chamado “Bairro Chinês” não é na realidade um bairro nem responde a uma maioria de emigrados da República Popular China. Trata-se de um espaço de não mais de quatro cuadras perto de Barracas de Belgrano que começou a ser povoado por taiwanesses que, chegaram à Argentina, procuraram um lugar no que se reunir até final da década de oitenta e princípio de noventa. 

Junto com a vida desses emigrados começou a florescer um comércio que atendia as suas necessidades, como por exemplo a conhecida “Casa China” (o primeiro supermercado do “bairro”) e uma farmácia e ervanário. Com o tempo, naturais de outros paises também se aproximaram. A comunidade cresceu e fundaram-se, por exemplo, um templo budista e a igreja presbiteriana Sin Heng. 


Entramos na Avenida del Libertador





O Parque Palermo não é um só - são várias áreas verdes que ficam entre o bairro de mesmo nome e o Aeroparque Jorge Newberry (o aerporto urbano ao lado Rio da Prata), entre duas das avenidas mais movimentadas da cidade, que dão acesso aos subúrbios mais ricos ao norte da capital.

O lugar é conhecido (olha o clichê) como o Central Park argentino e, de fato, é utilizado como o primo nova-iorquino: um lugar onde as pessoas vão para andar de patins, de bicicleta, brincar com o cachorro, namorar, passear de pedalinho ou de charrete, ou simplesmente tirar uma soneca em cima do gramado. (Fonte)



É o bairro mais verde da cidade e possui praças agradáveis, museus imperdíveis, casarões, prédios de alto padrão e um belo conjunto de parques. (Fonte)


É o coração da vizinhança: um imenso oásis de 80 ha com lagos, jardins temáticos e muita sombra. Quando foi inaugurado, em 1875, a intenção era estimular a prática de exercícios ao ar livre. (Fonte)




Retornamos à venida del Libertador


Monumento dos Espanhóis

O verdadeiro nome do monumento é “A Magna Carta e as Quatro Regiões Argentinas”
A obra tem 25 metros de altura e foi criada em mármore e bronze, pelo escultor Agustin Overol.

O monumento foi um presente da comunidade espanhola com motivo das celebrações pelo centenário da Revolução de Maio. Recém pôde ser inaugurado em 1927 devido a alguns problemas que demoraram sua construção: Em março de 1916, afundou-se o trasatlántico “Príncipe de Astúrias” procedente de Barcelona, a 90 milhas do Rio de Janeiro, ao impactar com uma formação rocosa. Neste acidente, que resultou na morte de quase 450 pessoas, se extraviaram nas profundidades do océano a carga de ornamentos em mármore e bronze que componham a estatuária do Monumento. Um ano depois, solicitaram-se as réplicas de todo o perdido nesse naufrágio. Finalmente, no dia 25 de maio de 1927 o conde de Amalfi, em representação do Rei Alfonso XIII, fez a entrega simbólica da obra ao presidente Marcelo de Alvear.





O Museu Histórico Sarmiento expõe imagens, livros e documentos do presidente Domingo Faustino Sarmiento, escritor e figura fundamental na história da Argentina. O edifício do museu é obra do arquiteto Juan A. Buschiazzo que foi  inaugurado em 8 de dezembro de 1872.
Nele, o presidente Avellaneda e o Congresso Nacional havia realizado sessões entre junho e setembro de 1880, durante o confronto do Executivo e Buenos Aires Governador Carlos Tejedor. (Fonte)

Após a guerra civil, a Lei federalização foi assinado lá, então o edifício foi declarado um monumento histórico.
As coleções do museu incluem mobiliário, porcelana e objetos que pertenceram ao último endereço de Sarmiento, em Buenos Aires, além de sua biblioteca, medalhas, condecorações e arquivo pessoal, doado por seus netos.
Há também uma sala dedicada à exibição de mobiliário presidente Nicolás Avellaneda. (Fonte)


Estátua Equestre de Bartolomé Mitre, na Plaza Mitre

Plaza Mitre fica ao lado do prédio da Biblioteca Nacional. Possui uma área verde, além de uma estátua equestre de Bartolomé Mitre.

Assim como outros políticos e ex-presidentes argentinos, Bartolomé Mitre foi sepultado no Cemitério da Recoleta. (Fonte)



Recoleta - A Recoleta é um bairro nobre de Buenos Aires, capital da Argentina. Abriga muitas atrações turísticas e seus imóveis estão entre os mais valorizados da cidade.

Recoleta é o bairro mais francês de Buenos Aires. Foi o ex-prefeito Torcuato de Alvear que abriu aAvenida Alvear em 1885 e que deu ao bairro as suas feições atuais. A inauguração foi seguida da construção de edifícios suntuosos e praças verdejantes, que logo a tornaram a região mais chique da cidade, abrigando os grandes hotéis de luxo e lojas de grifes internacionais. (Fonte)

Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Inaugurado em 1896, tem a maior coleção de obras de artes do país e é considerado um dos mais importantes da América Latina. São mais de 12 mil peças, entre pinturas, esculturas, tapetes, gravuras, desenhos e objetos, das quais 700 estão expostas. No acervo, artistas como El Greco, Goya, Rodin, Van Gogh, Rembrandt, Degas, Cézanne ou Picasso, além de ampla coleção de arte contemporânea argentina. No térreo há uma biblioteca especializada em arte, com um patrimônio de 150.000 volumes. (Fonte)


A área foi localizado o mosteiro dos monges recoletos. Foi também uma área de pomares e fazendas. O bairro da Recoleta começou em 1871 com a chegada de famílias ricas na zona sul da cidade. As famílias vieram para escapar da epidemia de febre amarela atingiu a bairro de San Telmo. As famílias construíram suas casas com estilos arquitetônicos franceses.


Igreja Nossa Senhora de Pilar

A igreja foi construída em 1732 e os arquitetos foram Bianchi e Primoli. Este edifício é um dos melhores exemplos do barroco colonial da cidade. O altar é coberto por placas de prata do Peru. Os altares laterais são barroca germânica. Dentro, está uma velha imagem de San Pedro Alcántara. A torre foi, durante algum tempo, um dos pontos mais altos da cidade. Em 1936, foi declarada uma basílica e em 1942 o património nacional.






Dentro estão os claustros inacessíveis por quase três séculos - agora abertos ao público.








CEMENTERIO DE LA RECOLETA

Os recoletos eram monges franciscanos que fundaram o cemitério de 1822, o mais antigo da cidade. A fama vem, principalmente, do interesse da população pelos jazigos da aristocracia, personagens históricos, e pessoas famosas. Ali estão sepultados Presidentes da República, figuras importantes da independência, militares e artistas. Mas, a atração principal, é o jazigo da família Duarte, onde está o corpo embalsamado de Eva Perón. (Fonte)




Cemitério da Recoleta é considerado um museu por dois motivos. Um deles é o grande número de obras de arte encontradas lá. A outra razão é porque, no cemitério estão os restos mortais de personalidades famosas da política, cultura, arte e ciência. (Fonte)






Seguimos para a reta final. Pegamos a Avenida Del Libertador .

Passamos em frente da Faculdade de Direito.



 Foi fundada em 1874, sendo uma das mais concorridas do país. Em 2004, contava com 32 mil alunos. Sua atual sede é um grande edifício em estilo neoclássico situado em RecoletaBuenos Aires. (Fonte)



 Floralis Generica

Gigante estrutura de alumínio e aço em formato de flor localizada na Plaza de las Naciones Unidas, ao lado da Faculdade de Direito e em frente ao Museu Nacional de Belas Artes. Inaugurada em 2002, "plantada" num espelho d'água com 44 metros de diâmetro, tem 6 pétalas, 23 metros de altura e 18 toneladas de peso. 

principal característica, suas pétalas se abrem ao amanhecer e se fecham ao pôr do sol.  (Fonte)





ESte é o Museo de la Televisión Pública



Passamos pela "Plaza Italia" que fica ao lado do Jardim Botânico e do Zoológico na Avenida Santa Fé - bairro Palermo.

No centro há a estátua de Giuseppe Garibaldi que foi inaugurado em 19 de junho 1904 em uma cerimônia com a presença de do presidente Julio Argentino Roca e Bartolomé Mitre.



Jardim Zoológico

Zoológico de Buenos Aires  ocupa 18 hectares no bairro portenho de Palermo, frente à Praça Itália. 
A entrada principal se encontra na esquina da Avenida Sarmiento e a Avenida General Las Heras.
Conta com 89 espécies de mamíferos, 49 espécies de répteis e 175 espécies de aves, superando um total de 2.500 animais. A instituição cumpre as funções de conservação das espécies, de investigação e de educação.


O projeto foi apresentado em 1874, e o parque foi finalmente inaugurado em 11 de novembro de 1875, com uma seção zoológica próxima aonde se encontra na atualidade. 

O prédio foi propriedade do Estado Nacional até que em 1888 foi transferido para a Municipalidade de Buenos Aires

Foi assim que o Intendente da cidade, Antonio Crespo, criou o Zoológico de Buenos Aires, que foi separado do Parque.





Em primeiro plano o Monumento ao General Urquiza e ao fundo o Planetário.



Este Monumento foi feito com mármore vindo de Genova e foi inaugurado em 1920 homenageando o General Urquiza



Aberto ao público em 1968, marca a paisagem com sua forma esférica e vanguardista, que lembra uma nave espacial alienígena. Na abóbada celeste de 20 metros de diâmetro, são projetados planetas, constelações e quase 9 mil estrelas. Abriga ainda um museu astronômico. Na parte externa, há um meteorito de 1 530 quilos, encontrado na Provincia do Chaco. (Fonte)



Retornamos passando pelas ruas de Palermos conhecendo uma pouco mais do bairro  nobre de Buenos Aires.


Descemos do ônibus turístico no nosso lugar de prtid - Plaza de Mayo e voltamos para o hotel pela Calle Florida. Aproveitamos para registrar nossa passagem pela Howard Johnson.


Chegamos ao hotel exaustas, mas muito felizes. O dia foi intenso, mas muito gratificante!

Hora de arrumar as malas, pois amanhã bem cedo partiremos rumo a São Paulo.

02 de janeiro de 2014

Acordamos, tomamos nosso último café em terras portenhas

Pegamos a Avenida 9 de julho rumo ao Aeroparque.

Pegamos Sol e muito calor todos os dias. Hoje amanheceu chovendo. Buenos Aires chora a nossa partida!

Mas antes um registro no Obelisco, é claro!

Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.
As obras começaram em 20 de março de 1936, e o monumento foi inaugurado em 23 de maio 1936. Ele foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch (um dos principais arquitetos do modernismo argentino e autor também do Teatro Gran Rex), a pedido do prefeito Mariano de Vedia e Mitre.No que se refere à questão da forma do monumento Prebisch disse:
"Foi adotado esta simples e honesta forma geométrica, porque é a forma de um obelisco tradicional … Ele foi chamado de "Obelisco", porque havia de chamar-lhe de alguma coisa. Eu reivindico para mim o direito de chama-lo de uma forma mais abrangente e genérica "Monumento".

É chegada a hora de embarcarmos



Um adeus especial ao maravilhoso Mal Del Plata



Fizemos conexão em Porto Alegre.
Foto do maravilhoso rio Guaiba e terras portoalegrense



Daqui pegamos outro voo para São Paulo e de lá fomos para Santos passar o final de semana com minhas filhas.




E à noite deliciosa "balada" em família. Amo muito!






Hora de voltar para casa!


2 comentários:

  1. Adorei cada palavra. Saboreei cada palavra. Já fiz Buenos Aires algumas vezes e não tinha nenhuma nocao de toda essa história.
    Obrigado por partilhar tudo isso.
    Maravilhoso texto
    Grande abraço

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    1. Olá José Castilho, tudo bem?

      Obrigada por sua visita e por seu comentário tão gentil.
      Fico feliz que tenhas gostado.
      Te desejo boas viagens e excelente divertimento.
      Super abraço

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