sábado, 6 de outubro de 2018

De Indaiatuba-SP até Araruama-RJ - Reveillon 2017/2018


Mais um ano chegava ao fim e como nos anos anteriores, eu e minha irmã, já estávamos preparadas para passar a Virada com o pé na estrada.

Nosso destino final, onde passaríamos a virada para 2018, era Cabo Frio, porém, em razão de muitos acidentes e, consequentemente, congestionamentos intermináveis acabamos passando o Rerveillon em Araruama, que fica 42Km antes de Cabo Frio.

Foi incrível!!!!

1º DIA - 25/12/2017

Saímos de Indaiatuba-SP (90km de São Paulo), perto de Campinas. rumo a Guaratinguetá-SP.

Pegamos a SP 348 (Bandeirantes), depois a SP 83 (Magalhães Teixeira), em seguida a SP 65 ( D. Pedro I), na Saída 5B pegamos a BR 116 (Rod Presidente Dutra). Depois de 3h10 chegamos em Aparecida que fica 7 KM antes de Guaratinguetá.


Tão logo nos aproximamos da cidade, assim que passamos a placa abaixo...


... uma emoção quando avistamos a Basília, com toda a sua grandiosidade!


Chegamos!






Por ser dia 25 de dezembro ela estava praticamente vazia. Era justamente essa a nossa intenção: Termos toda a Basílica de Nossa Senhora Aparecida só para nós (Egoísmo bom!)


Aparecida é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, região sudoeste do país. Localiza-se no vale do Paraíba Paulista a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 170 km. Ocupa uma área de 121,076 km², sendo que 5,7 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2017 era de 36 279 habitantes.(W)

Fomos direto para o Mirante para desfrutarmos da vista panorâmica.
  
                 
O Mirante fica no 17º andar, todo envidraçado proporcionando uma visão panorâmica de 360º com informações afixadas sobre o que você está avistando.

                                        

Daqui dá para ver o rio Paraíba, rio este onde a imagem foi encontrada.






13 sinos compõem o novo Campanário do Santuário Nacional.
Cada um dos sinos é dedicado a um dos 12 apóstolos e homenageiam bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil desde 1717.
O 13º sino, maior em tamanho, é dedicado a Virgem de Aparecida e a São José. E também homenageia a Família Campanha dos Devotos. (Fonte)

                                          



                                      
Na entrada principal do Santuário
                          


Na frente tem esse lindo Presépio

                            





2º DIA - 26/12/2017
 Logo cedo fomos para o Porto Itaguaçu  - que quer dizer "Pedra Grande" em tupi-guarani, para o passeio de barco sobre onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada.



O Porto Itaguaçu possui uma área de 129.337m², com uma capela localizada na entrada, como lembrança da pesca milagrosa, inaugurada em 6 de abril de 1926.  Essa capela abrigou por alguns anos a imagem de Nossa Senhora Aparecida.


 



Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, SP, quando viajava para Vila Rica, MG. A população organizou uma festa para receber o conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguirem muitos peixes para a comitiva do governador, mesmo não sendo tempo de pesca. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre. Mas, após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida. (Fonte)




 
Voltamos para a Basílica e fomos explorar as maravilhas que ela nos oferece.

Começamos pelo Morro do Presépio:

 O Morro do Presépio foi inaugurado em dezembro de 2006. Está localizado nos pátios do Santuário Nacional, e possui mais de 70 esculturas que representam o nascimento de Jesus, o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul e atrações como gruta, cascatas, lago e mirante.  





O Presépio possui 7.345 metros de comprimento, todas as peças tem tamanho natural e foram feitas em cimento.
 
A idealização e concepção do projeto do Morro do Presépio é do Padre Ronoaldo Pelaquim C.S.sR, e as peças são de Alexandre Moraes.
 

Iniciamos o trajeto pela Passarela da Fé.
A Passarela da Fé foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 1971, e no dia 1º de janeiro de 1972 foi dada uma bênção seguida pela primeira procissão com a Imagem milagrosa. 




A estrutura da Passarela foi construída para oferecer acesso entre a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha, e o Santuário Nacional, conhecida por Basílica Nova.
A Passarela da Fé possui 392,2 metros de comprimento, e sua parte mais alta está a 35,52 metros do chão. (Fonte)


Basílica Velha
Crédito foto http://www.a12.com/santuario/locais-turisticos/matriz-basilica

Em 24 de junho de 1888, Dom Lino D. R. de Carvalho, bispo de São Paulo, inaugurou a igreja conhecida como ‘Igreja de Monte Carmelo’ (Basílica Velha).

A igreja, hoje denominada Basílica Velha, foi reformada e ampliada em 1768. O primeiro vigário do Santuário foi o padre Joaquim Pereira Ramos.

Em 1893, a Basílica recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinado por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo em 28 de novembro.
Em 5 de setembro de 1909, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, celebrou a sagração solene do título de Basílica Menor a Basílica Velha. A honraria foi concedida pelo Papa Pio X, em 29 de abril de 1908. 

A Basílica Velha foi oficialmente tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 18 de abril de 1982. Além do secretário de Cultura, estiveram presentes os membros da Família Real, o príncipe Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança e seu filho Dom Francisco.
No ano de 2004, a Basílica Velha de Aparecida passou por uma restauração e a sua reinauguração foi em fevereiro de 2015. (F)

Na Basílica Nova você pode visitar:

- Nicho de Nossa Senhora Aparecida
- Capela da Ressurreição
- Capela do Santíssimo
- Capela dedicada a São José na casa da Mãe Aparecida
- Capela do Batismo
- Capela das Velas
- Museu de Nossa Senhora Aparecida
- Memorial da Devoção
- Museu de Cera
- Cine Padroeira
- Sala das Promessas e dos Milagres


Há no espaço Kids uma Nossa Senhora Aparecida pequena para que as crianças possam fotografar ao seu laod.
Nós não resistimos e também registramos o momento.


Maurício de Souza e sua turma  também prestaram homenagem para a nossa padroeira.


Na parte externa você pode contar com o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) com duas praças de alimentação com diferentes restaurantes e fast food, banheiros, caixas eletrônicos e tudo o mais que você possa precisar. Tudo muito bem organizado, sem filas, com muito espaço para sentar.




Retornamos para Guaratinguetá, onde estamos hospedadas.


3º DIA - 27/12/2017
Guaratinguetá é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizada na região do Vale do Paraíba, sede de microrregião, uma das sub-sedes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e um dos polos sub-regionais do Brasil.

GUARATINGUETÁ é uma palavra de origem Tupi-Guarani: guará=garça, tinga=branca, eta=muito, que significa “Muitas Garças Brancas”.

O dia 13 de junho de 1630, data dedicada ao Santo Padroeiro, marca a fundação de Guaratinguetá, pela construção da capela “erguida em palha e parede de mão”.
 

Em 1739, nasce aquele que, em 25 de outubro de 1998, torna-se o primeiro santo brasileiro: Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI.

Em 1844, Guaratinguetá é elevada à categoria de cidade. (F)

Ficamos hospedadas no Paturi Hotel e gostamos muito.






4º DIA - 28/12/2017
Saímos cedo rumo à Igreja de Santo Antonio.



Marco inicial da cidade, a Catedral teve sua construção iniciada com uma capela erguida em 1630. 

Nela foi batizado Frei Galvão, o Santo Antônio de Guaratinguetá, que aí fez sua vida religiosa até os 21 anos quando se tornou frade e santo. Rezou sua primeira missa nessa igreja, hoje monumento histórico e religioso. 

Possui altares e imagens vindos do século dezoito, em estilo barroco, da época de Frei Galvão. 

Distribuição das Pílulas de Frei Galvão. 

A Catedral de Santo Antônio por voto popular foi eleita em dezembro de 2008 uma das Sete Maravilhas de Guaratinguetá. (F)



A casa colonial é onde Frei Galvão nasceu, no ano de 1739, e em que viveu até os seus 21 anos. 

Atualmente, é roteiro preferencial de peregrinos de todo o país. A casa é pintada de branco e azul, com paredes de taipa, sala com o piso original de pedra, e portas e janelas margeando a estreita rua Frei Galvão, de paralelepípedos, abriga a sala das relíquias lotada de quadros, imagens, objetos, fragmentos de osso e da batina do franciscano. 

Do outro lado da rua, estão as homenagens enviadas por fiéis que tiveram seus pedidos atendidos. No local, são distribuídas também as famosas pílulas milagrosas de Frei Galvão, confeccionadas por freiras, em que dentro há minúsculos versículos do ofício da Santa Virgem. Para devotos, o frade operava milagres distribuindo essas pílulas para curar doenças do corpo e da alma

Depois da visita, pé na estrada rumo a Araruama - RJ.

O trajeto pela Ponte Rio-Niterói é maravilhoso!







Chegamos no Hotel Ver a Vista em Araruama - RJ. O nome foi muito bem escolhido. A vista é simplesmente MARAVILHOSA! Esta vista é da Lagoa de A Lagoa de Araruama, cuja terminologia mais precisa seria "laguna" e não "lagoa", é a maior massa de água hipersalina em estado permanente no mundo, superando outros corpos d'água hipersalinos de destaque como o Lago Coorong (Austrália), Lago Enriquillo (República Dominicana) e a Lagoa Ojo de Liebre (México). Está localizada no estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos. Estende-se pelos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. . A laguna está a 120 km do Rio de Janeiro.(W)



Esta é a Lagoa vista da janela do nosso quarto do hotel.



5º DIA - 29/12/2017 Saímos logo cedo para conhecer melhor a cidade! O hotel fica perto da Lagoa então deixamos o carro descansando e fomos caminhar.





Percebam que o Hotel Ver a Vista fica bem perto da Av. Brasil e da Rodovia Amaral Peixoto, ambas contornam a Lagoa. Na av. Brasil você encontra uma infinidade de lojas, shoppings, restaurantes e lazer, e caminhando pelo calçadão da Rodovia Amaral Peixoto você encontra quiosques, barzinhos e muita diversão.

Adoro esses orelhões personalizados! Não resisto e tiro uma foto com ele.



 Caminhando pela Av Brasil, na frente da Praça do Menino João Hélio, que já contarei a história para quem não se lembra, há essa linda e colorida placa.



O Complexo foi inaugurado no ano de 2003 na gestão do então prefeito Francisco Ribeiro, que prestou uma homenagem ao seu pai, deixando um marco na história de Araruama, mudando, definitivamente, o cenário turístico, cultural e econômico da cidade.  Porém com o passar dos anos (10 anos) o espaço não recebeu a manutenção devida e por isso nos últimos meses, se encontrava em estado de má conservação.


Sabendo da importância desse complexo para a população, a Prefeita Livia Bello, “Livia de Chiquinho”, reestruturou totalmente o ambiente do mencionado complexo e ainda criou novos espaços com um design moderno.
A expectativa da Prefeitura de Araruama é que o evento atraia centenas de pessoas que irão conhecer novas atrações e grandes novidades que prometem alavancar novamente o turismo da cidade, estão entre elas:


  • Reabertura e reestruturação do Teatro Municipal Prefeito Graciano Torres Quintanilha;
  • Inauguração da Casa do Papai Noel Eduardo Magno Valladares;
  •  
  • A volta da cascata (atração principal);
  • Inauguração do Farol da Música Amirene Clara da Fonseca Gonçalves;
  • Inauguração da Concha Acústica Neuza Amaral;
  • Parque infantil remodelado com brinquedos com acessibilidade;
  • Construção do novo espaço para artesanato;
  • Construção do Espaço Gourmet /Praça de alimentação;
  • Banheiros estruturados com acessibilidade;
  • Banheiro exclusivo para crianças; (F)
caso João Hélio refere-se ao crime ocorrido na noite de 7 de fevereiro de 2007, quando João Hélio Fernandes Vieites  foi assassinado após um assalto, ao ser arrastado pelo carro em que estava, levado pelos assaltantes, preso ao cinto de segurança pelo lado de fora do veículo. João era estudante da pré-escola particular Crianças & Cia, onde cursava o primeiro ano do ensino fundamental e tinha seis anos de idade quando tornou-se mais uma vítima da violência na cidade do Rio de Janeiro.(W)

 

Na Praça há um caminho reproduzindo as atividades que ele gostava de fazer.
É muito triste de ver.

Na volta  um momento de reflexão no cantinho bem convidativo em frente ao hotel.



6º DIA - 30/12/2017
 
Hoje vamos conhecer as salinas de Araruama - Praia Seca

Logo na saída já nos deparamos que esta peculiaridade... sem comentários...



As salinas ficam em toda a orla no caminho para a Praia Seca.

Praia Seca é 4° distrito do Município de Araruama que está localizado no Rio de Janeiro, Brasil, na Restinga de Massambaba, entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico. 

A Restinga de Massambaba é um terreno arenoso de 12 km, entre Saquarema e Arraial do Cabo. Por ser uma lugar de praias extremamente bonitas, a prefeitura de Araruama apelidou o distrito de "A Cancún Brasileira". 

Seguem algumas fotos que batemos




Ao fundo dá para ver os Moinhos de Vento










O trajeto finaliza na Praia Seca.

A maioria das casas em Praia Seca são de veraneio, tendo apenas alguns milhares de habitantes que residem mesmo, porém em algumas épocas do ano a população se eleva por causa dos turistas. 

Nela também está localizada a Área de Preservação Ambiental de Massambaba em função da raridade de espécies vegetais, animais e ambientes ecológicos ali existentes.

Hoje um dos principais centros turísticos da região dos lagos, praia seca tem em seu desenvolvimento a participação de pessoas vindas da capital fluminense onde ali se instalaram devido a proximidade de praia seca com o Rio de Janeiro ,seu clima ameno e sua paisagem deslumbrante. 

Praia Seca tem praia de lagoa e de mar! Isto é, tem opção tanto para quem gosta de ondas, como para quem gosta de águas mais calmas.








7º DIA - 31/12/2017 

Último dia do ano de 2017, dia de reflexão, de fazer o balanço, de estabelecer metas ou de simplesmente observar tudo de belo que está ao nosso redor.

Já preparadas para a virada eu e minha irmã ficamos observando a maravilha do entardecer desse dia tão especial nesse lugar tão lindo!












                                   
                                          
Sem precisar fazer reservas conseguimos um lugar privilegiado num dos restaurantes da orla da Laguna de Araruama e ficamos aguardando a chegada do ano novo.

 

Ali apreciamos a queima de fogos saudando o início de 2018.








Nossas tradicionais canecas que piscam em neon e que só são usadas na virada de cada ano desde 2010 quando compramos as canecas para brindar a virada do ano em Floripa.



 8º DIA - 01/01/2018

Primeiro dia do ano merece um excelente almoço em um delicioso restaurante.
Nos indicaram o Wellington Restaurante e nós fomos lá conferir. 
Recomendamos sem qualquer dúvida.
Atendimento excelente, variedade, tudo de primeira e preço justo.

Esse é o Filé a Wellington


 Depois desse delicioso almoço ficamos descansando e apreciando o entardecer da  janela do quarto.
Tínhamos que aproveitar pois no dia seguinte iríamos levantar acampamento.

E a Lua veio se despedir com maestria!






 9º DIA - 02/01/2018 

Saímos cedo rumo a Parat.
O dia estava lindo e deu para apreciar as belezas da Rodovia Rio - Santos.







      
A vista  de Angra dos Reis é belíssima!




E chegamos em Paraty!


Chegamos ainda era cedo, então deixamos as coisas no hotel e fomos andar pela cidade.

 10º DIA - 03/01/2018

Paraty é tudo de bom. Quando se vai na FLIP é uma cidade, quando se vai fora da FLIP é outra e quando se vai no início do ano é outra cidade. Todas encantadoras!

Curiosidade: "Parati" é tanto uma espécie de peixe da família dos mugilídeos quanto uma variedade de mandioca.

Abaixo o Centro histórico de Paraty.

 Pelas ruas de pedra irregular, circulam, a pé – a entrada de veículos é proibida na maior parte do Centro Histórico -, turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia. 

As casas históricas foram requalificadas como pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e museus, em meio a apresentações de músicos populares e de estátuas vivas.


 Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés.

Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e de São Benedito, Paraty.

Foi construída em 1725 pelas Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, integradas por negros, sendo reconstruída poucos anos mais tarde, em 1755. 

As festividades da igreja ocorrem no mês de Novembro, com missa, procissão, ladainhas e celebrações tradicionais como as figuras do Rei e da Rainha, as Folias e o mastro com as imagens dos santos.(F)


Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Paraty.

O primitivo templo foi erguido, de acordo com a tradição, como uma das condições exigidas por Maria Jácome de Melo para a doação da sesmaria para onde se expandiu o núcleo de povoamento original, em 1640. As suas obras só se iniciaram, entretanto, em 1646.

Pouco tempo depois, em 1668, este templo foi demolido, dando lugar a um novo, posteriormente ampliado, e cujas obras só foram concluídas em 1873, graças aos recursos (em espécie e em mão-de-obra escrava) assegurados por Geralda Maria da Silva. (F)

 Ainda assim, o templo não teve o seu projeto original concluído, tendo ficado inacabadas as torres sineiras e os fundos do templo, como ainda hoje é possível observar.


Igreja de Nossa Senhora das Dores, Paraty.

Foi erguida em 1800 por iniciativa de senhoras da aristocracia da cidade. Até 1820 não se encontrava concluída, tendo se constituído em uma capela da moda durante o período do Brasil Império.
Com a decadência da cidade, a igreja ficou abandonada até 1901, quando a Irmandade de Nossa Senhora das Dores, composta exclusivamente por mulheres, a reformou.

Atualmente é conhecida como "Capela das Dores" ou simplesmente "Capelinha".

Projetada para ter duas torres, apenas uma foi concluída.

Externamente, o galo no alto da torre, indicador da direção dos ventos. 



Praia do Pontal, Rio Perequê-açu



Muitas opções de barzinhos, para todos os gostos.



Tudo feito no capricho!









 11º DIA - 04/01/2018

Demos até logo para Paraty e seguimos rumo a Caraguatatuba.








Em 2014 eu e minha irmã estivemos em Caraguatatuba passando o feriado de 12 de outubro.
Vocês podem conhecer um pouco mais da cidade acessando esse link.

 12º DIA - 05/01/2018  

Dessa vez ficamos no Hotel Litoral Norte, de frente para a praia, muito gostoso e animado.







Demos uma passadinha no Restaurante Garage para marcarmos o ponto.



E voltamos à pé para o hotel, pois a noite estava muito animada, cheia de eventos,








  13º DIA - 06/01/2018 

 Hoje é dia de voltar para casa.
Mas antes vamos passar na Cachaça Coqueiro para conhecer e levar umas lembrancinhas.









Na Rodovia Tamoios paramos no Vaca Preta para comer aquele delicioso e famoso sanduíche de linguiça.

Foi uma viagem maravilhosa!
Agora estamos com toda a energia para viver o 2018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário