quinta-feira, 29 de novembro de 2018

São Luis do Maranhão em 2018



São Luís é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no Golfão Maranhense. Em 1621 quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas — Estado do Maranhão e Estado do Brasil — São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa. No ano de 1997 o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. (W)


Dia 08 de fevereiro de 2018 eu e minha irmã saímos de Viracopos rumo a São Luis do Maranhão


E de São Paulo para São Luis vinham meu Compadre, a comadre, a filha e o genro.

Em outro vôo a cunhada, o cunhado e a sobrinha!

Chegando em São Luis e meu sobrinho Mário Luis foi,  com muito carinho, nos buscar no aeroporto. Fomos direto para o Hotel Premier - Avenida dos Holandeses, 03, Ponta do farol, bem pertinho da casa do meu cunhado Roberto.

Deixamos as malas e já nos dirigimos para a casa de Roberto onde estava o restante da família que já havia chegado um dia antes.

Combinamos como seria a viagem do dia seguinte para Barreirinhas, onde mora meu afilhado Gustavo, e onde estão localizados os lençóis maranhenses. 

Barreirinhas é um município do estado do Maranhão, no Brasil. O município é conhecido por ser a "porta de entrada" da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como "Deserto Brasileiro"


O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. O território do parque, com uma área de 156 584 ha, está distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.


Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um exponente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. Sua grande beleza cênica, aliada aos passeios pelos campos de dunas e à possibilidade de banhar-se nas lagoas, atraem turistas de todo o mundo, que visitam o parque durante o ano inteiro. (W)

Dia 09 de fevereiro de 2018 - sexta-feira

Saímos logo cedo. Eu, minha irmã, Selma e Laurence fomos com meu cunhado Roberto. Rosangela, Ricardo, Maria e Bibi no carro alugado, Bruno, Caroline, Washington e Nilma em outro carro alugado, rumo a Barreirinhas.

De São Luis a Barreirinhas são 254KM, dando em média 3h30. Chegamos em Barreirinhas, meu afilhado se juntou a nós e lá fomos todos para os Lençóis.
Subimos na jardineira e "bora lá" todo mundo.



A primeira das muitas aventuras foi a travessia de balsa.



  
Registro antes de entrar na balsa





O registro da turma toda após travessia 


E lá vamos nós rumo aos lençóis.


Chegamos e já avistamos uma duna enorme.


A duna é muito alta, mas quando você começa a subir, a cada passo, a duna fica maior ainda. É interminável!



Ao chegar no topo a recompensa vale cada esforço.
A vista é maravilhosa!



Formação das lagoas

Embora seja uma longa extensão de areia, os Lençóis Maranhenses não são um deserto. Os especialistas tratam como deserto somente regiões com total indisponibilidade de água. E Lençóis, pelo contrário, tem índices de precipitação pluvial altos.

Na região, a precipitação média anual registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é estável em torno de 1600 mm, em Barreirinhas – 100 mm a mais que em São Paulo, por exemplo. “Isto é mais que o dobro do valor máximo admitido por regiões semiáridas, que é de 600 mm/ano”, afirma o pesquisador. Em desertos, os valores mais altos não passam de 200 mm/ano.

Isto explica a formação das enormes lagoas que formam a paisagem dos Lençóis do Maranhão. As maiores podem chegar a 5 metros de profundidade na época de cheia: mais de 85% de toda a chuva que vai por lá se precipita no primeiro semestre. Ou seja, o que se vê é mais lagoas e dunas menos móveis.

Entre julho e dezembro, a região tem clima bastante árido, similar ao desértico: ao longo de seis meses, chove menos de 170 mm. Durante este período do ano, a areia mantém-se maior parte do tempo seca e solta, e as lagoas minguam. (Por Luiz Felipe Silva)




Nos divertimos muito escorregando nas dunas



 
E vamos de novo, só que agora com mais gente.


E de novo!!!

Há quanto tempo os lençóis estão lá?

Os campos como Lençóis Maranhenses são formados por dois tipos de dunas: ativas e inativas. As inativas são a estrutura primordial deste tipo de formação e geralmente não não percebidas, pois são tão antigas que já estão cobertas por vegetação.

Bem maiores que as dunas ativas, elas ocupam mais de 13 vezes o espaço, têm cortes de até 40 metros de espessuras e idade geológica superior a 200 mil anos.
Contudo, a parte que é visível para nós, a areia que ocorre na superfície do terreno, é bem mais jovem: varia entre 16 mil e 18 mil anos.

“Sobre Lençóis Maranhenses, não sabemos seguramente a idade do início do campo de dunas atual, que é aquela parte branca nas imagens de satélite. Mas podemos estimar que ele tenha entre 5 e 7 mil anos, talvez até mais”, releva Gianinni.

Embora tenha tantos anos de vida, os Lençóis são considerados um campo de dunas jovem e em desenvolvimento: em critérios morfológicos, ele tem maturidade menor que um campo de 2 mil anos.





 



Ficamos até o entardecer e retornamos para Barreirinhas.

Na casa do afilhado teve churrasco e eles, que são jovens, foram brincar o Carnaval.

Dia 10 de fevereiro de 2018 - sábado

Hoje o destino é Atins.

Saímos logo cedo e alugamos uma 4 X 4 e os mais jovens alugaram quadriciclos.

Primeiro passo é atravessar de balsa pelo rio Preguiças.


O passeio já começou com uma paisagem mais do que especial, mesmo antes de entrar no areião.






 





 

 
Sem o guia, quem não é da região, é capaz de se perder e levar semanas para se achar. A trilha tem muitos pontos alagados. Uma emoção sem descrição! Achávamos que íamos atolar, mas a Toyota não decepcionou. Os quadricíclos e seus pilotos também deram um show!
 

 Ops!!!! Falha nossa!!!



Depois de aproximadamente 1h30 chegamos na Vila de Atins.

 
















Todo mundo queria dar uma volta de quadriciclo. 


 
 
 

 

 

 

Com tanto calor nada melhor do que se refrescar nessa água gostosa!










 

 Hora de levantar acampamento!


No trajeto muitos amigos pelo caminho.


Depois de tanto divertimento a fome chegou forte. O local mais famoso de Atins é o Restaurante do Sr. Antonio. 




A comida estava deliciosa!!!

                                 

Pedimos tudo que era típico do Maranhão. Para quem gosta de culinária aqui vai algumas informações.



Pedimos Arroz de Cuxá

O prato vem da Guiné e é feito com o arroz branco sem tempero, cozido em fogo baixo com pouca água. É típico de uma região específica e tem muito a ver com a influência dos negros nagôs e gêges, que se misturaram com os índios. Por isso, o cuxá leva a vinagreira, mas também pescado e farinha. (Crédito)

Arroz Maria Isabel
É a versão maranhense do famoso arroz de carreteiro. No Maranhão tem o toque nordestino, elaborado com carne de sol e coentro.

Caranguejo

Eles adoram caranguejo e ele está presente das mais diversas formas na culinária maranhense: ensopado, patinhas à milanesa, em casquinha… um dos mais famosos é o caranguejo “toc toc”, aquele cozido que é preciso de um martelinho para quebrar a casca. (Crédito);

Arroz do Mar

Olha o arroz aqui outra vez! E não se espante com tantas receitas levando os ingredientes. Diversos tipos de arroz podem ser inclusive servidos juntos numa mesma refeição. Esse é uma espécie de risoto, um pouco mais cremoso, com frutos do mar.

Carne de sol

Não é específica do Maranhão. Você deve saber  por encontramos em qualquer supermercado do país, porém a daqui tem um gosto único. É maravilhosa!

Peixada Maranhense

É parente das moquecas baiana e capixaba. De origem indígena, tem como ingrediente principal a pescada, mas também pode ser feita com outros peixes. Um dos diferenciais de suas “primas” é que vem como ovo cozido, normalmente inteiro. Uma delícia até mesmo no calorão do Estado. (Crédito);

Tudo regado a Guaraná Jesus (por alguns);


Um dos ícones do Maranhão, ele já ganhou o Brasil e hoje pode ser encontrado em diversos Estados. A cor rosa, o cheiro e o sabor doce são a marca registrada

E outros preferiram a Tiquira para abrir o apetite.



Essa é uma aguardente feita de mandioca e que tem coloração roxa. Por conta do processo demorado, alguns produtores usam corantes pra atingir mais rapidamente a cor. Tente procurar uma autêntica nas feiras, mercados ou restaurantes. Essa é autêntica!

Depois de comermos tudo que tínhamos direito, nada melhor do que fazer a sesta no redário que fica ao lado do restaurante.

 Até eu não resisti e dei uma descansada

 Hora de voltar!


 

O Sol se preparava para se pôr e o espetáculo foi imperdível!

Fomos abençoados por imagens tão lindas!










 Chegamos de noite para pegarmos a balsa. O movimento era grande, então... enquanto aguardávamos aproveitamos para comer tapioca com recheios doces e salgados. Eu comi de brigadeiro, é claro! Tinha também a castanha de cajú.

O artesanato local é muito lindo. trouxemos lembrancinhas como chapéu, bolsa, chinelo e tantas outras, todas feitas com a palha de Buriti que encontramos durante todo o percurso.
Coloco abaixo a foto das Buritis.


E da bolsinha


Nesse dia minha filha, meu genro e neto chegaram em São Luis


Pelo que tudo indica o vôo foi muito tranquilo.


E mais uma vez meu querido sobrinho foi ao aeroporto buscar os visitantes.



Dia 11 de fevereiro de 2018 - Domingo

Dia de levantar acampamento e voltar para São Luiz.

Colocamos todas as bagagens nos 3 carros e chegou a hora de dizer tchau para o nosso querido anfitrião, que ficará em Barreirinhas porque tem que trabalhar na segunda, mas na terça-feira de Carnaval estará novamente em São Luis para aproveitarmos juntos o resto do feriado.
Obrigada pela acolhida meu afilhado querido!

 
 E pé na estrada!

Chegamos em São Luis e fomos nos encontrar com minha outra filha, genro e neto, que chegaram ontem e o restante da família no Restaurante Cabana do Sol. Um lugar delicioso! 



Foi uma delícia estarmos todos reunidos, a criançada brincando, a conversa correndo solta. Ficamos a tarde toda ali. 
Depois saímos do restaurante e fomos para a casa do meu cunhado e tínhamos assunto que não acabava mais.
No final da tarde voltamos para o hotel.
Minha filha e meu genro aproveitaram para passear um pouco com os primos e eu e minha irmã ficamos com meu netinho.
Ele, nesse dia, aprendeu a me imitar.

   

Dia 12 de fevereiro de 2018 - Segunda-feira

Tomamos café no hotel e eu, minha irmã, minha filha, genro e neto fomos para a casa de meu sobrinho. 
O dia estava lindo e as crianças aproveitaram para brincar e tomar banho de piscina




No dia anterior as crianças foram no Viveiro Tracoá.
Aproveito para colocar aqui o registro.





Mais tarde fomos todos para a casa na Praia do Araçagy.

Curiosidade:
 
Fruta que deu Origem ao Nome Araçagy:
 "Araçaji" é uma palavra originária da tupi e significa "água de araçá", pela junção dos termos ara'sá ("araçá, uma fruta") e 'y ("água"). (Crédito)

É uma praia bastante frequentada porém ainda com pouca estrutura, possui uma orla de dunas com vegetação rasteira típica, possui um farol da marinha, conhecido como Farol do Aracagi que pode ser visto da praia. 
Barracas simples ao longo da areia de toda praia oferecendo serviços de bar e restaurante. 
Entre as praias da ilha de São Luis, ainda é uma das poucas que permite acesso de veículos na areia incentivando um movimento intenso de veículos nos finais de semana. 
É uma das praias mais limpas da ilha, com ondas fortes e altas. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais. Ao redor da praia, começou a ser formado o bairro do Araçagy em meados dos anos 1990. Hoje, é considerado um bairro de classe média alta. (Crédito)

Como o dia estava lindo, todos estavam na piscina e quando chegamos entramos no embalo.








Nosso almoço foi no Centro Histórico de São Luis.
Mesa cheia, do jeito que eu gosto!
Não economizamos nos brindes!




E também não faltou apetite!


Após o almoço fomos apreciar o lindo Centro Histórico.


 O Centro Histórico de São Luís do Maranhão ocupa uma área de 220 hectares, possui cerca de 2500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.


 Visitar o Centro Histórico de São Luís do Maranhão é uma verdadeira visita ao passado. Seus prédios arquitetônicos constituem sobrados, casas térreas e solares, com as eiras, beiras e tribeiras típicas da época. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo loja comercial e os outros pisos residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem muitos detalhes refinados, e as casas térreas, por fim, passíveis de várias classificações (por exemplo, morada inteira: porta com duas janelas de cada lado; meia morada: porta lateral e duas janelas).


 Na esquina com a Rua Portugal está a Rua do Trapiche, onde certamente você vai se encantar com a Mora- da das Artes, local de moradia de diversos artistas que abrem as portas para a visitação de suas obras.





Parece uma pintura!







Entre os prédios históricos que merecem destaque, estão o Palácio dos Leões (sede do governo do estado), o Palácio de La Ravardière (sede da prefeitura), a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, o Teatro Artur Azevedo e muitos outros.



Após o passeio cada um foi se arrumar porque de noite meu genro fará  seu especial  e famoso hamburguer.
Só homens na cozinha!



 Elas tiveram que fiscalizar!




Resultado final!


Família linda demais!


Quando a família está reunida e alegre, o melhor para completar o clima é cantar...


  

Como estamos no Carnaval, a criançada estava a caráter.







Mas teve gente que ao invés de pular e brincar preferiu saborear um delicioso sorvete.


           

O que eu nem imaginava é que estavam preparando uma festa de aniversário surpresa para mim.






 

Me enganaram direitinho!
 
 

Adorei!
Amo muito tudo isso!
Amo muito todos vocês!







 

Dia 13 de fevereiro de 2018 - Terça-feira

 Hoje o dia será na Praia da Raposa.

Raposa fica distante 30 km de São Luís. A cidade é cercada de praias, dunas e manguezais. O município ficou conhecido pelo seu artesanato e pelo sabor de seus peixes frescos comercializados nos bares e restaurantes da cidade e, pela beleza suas praias desertas. 

No turismo, atualmente, Raposa é destino alternativo à visitação da capital São Luís do Maranhão, tendo como principais atrativos os passeios nas praias e dunas da região. Os turistas além de apreciarem a bela paisagem da região podem desfrutar os frutos do mar preparados pelos habitantes de Raposa. 

A cidade também abriga a maior colônia de pescadores do Maranhão. 

Possui lindas paisagens naturais além de suas famosas dunas, que são conhecidas como “Fronhas Maranhenses” por serem uma versão menor dos Lençóis.

Chegamos em Raposa, estacionamos os carros e fomos à pé até onde se pega o barco.

Já fomos apreciando a paisagem maravilhosa!













Tão perfeita quanto a Natureza!



É lindo demais!




Brincando com a proporção!


Alguém estava com muita pressa para chegar. Posso até arriscar um palpite sobre quem fez esse vídeo. Uma dica... começa com L...


Chegamos!!!!

















O guia montou umas poses bem criativas!




Meu afilhado que mora no Maranhão e minha irmã optaram por ficar no barco. 

Meu afilhado resolveu dar um mergulh e meu genro adorou a ideia.




Hora de ir embora, pois o rio estava ficando "nervoso".
Meu genro resolveu continuar no rio e ir nadando. #medo




E nós voltamos de barco.






As águas estavam revoltas e todo mundo estava apreensivo, haja vista o silêncio!!!




A sede era grande...


E tínhamos um galã à bordo!


Raposa é famosa por seus peixes, então compramos uns fresquinhos e fomos embora.

De noite, na casa em Araçagi, meu genro preparou o peixe na brasa.

Minha cunhada fez um macarrão delicioso com molho branco que comemos com uma super salada.

Dia 14 de fevereiro de 2018 - Quarta-feira


Tomamos café no hotel e chegou a hora de dizer tchau para minha filha, genro e neto.

Diz pra vovó se você gostou do passeio.



Logo depois fomos junto com Diana e sua mãe para o Centro Histórico fazermos umas comprinhas.

Fomos também ao Shopping da Ilha.

Demos uma volta pela cidade para conhecermos os pontos históricos.





No almoço fomos comer caranguejo num restaurante na Praia de Araçagi.


De noite, o jantar de despedida foi no Coco Bambu.


15 de fevereiro de 2018 - Quinta-feira


Hoje, após o café da manhã, eu e minha irmã que só vamos embarcar no final da tarde, saímos à pé para explorar a praia Ponta D'Areia que é o local onde fica o nosso hotel.

Hoje é dia de trabalho, mas como eu e minha irmã não temos esse compromisso, ficamos um pouco mais por aqui para fugirmos da confusão do retorno do feriado.

A Ponta d'Areia é uma praia localizada na cidade de São Luís, no estado do Maranhão no Brasil. A praia tem cerca de 2,5 Km de extensão entre o ponto arenoso Tia Maria e a Baía de São Marcos. 
É banhada pela Baía de São Marcos no interior do Golfão Maranhense no Oceano Atlântico. 
Está a uma distância de 4 km do centro urbano de São Luís. 
A praia está localizada muito próxima a Lagoa da Jansen e as duas fazem parte do Parque Estadual da Lagoa da Jansen por causa da ecologia da região. (W)






Da janela do nosso hotel dava para ver a Lagoa Jansen.


Aproveitamos então para conhecê-la de perto e ver a grande Serpente que aparece ao fundo. 


A laguna da Jansen tem origem antrópica, ou seja, foi formada por intervenção humana. Anteriormente, a área era constituída de mangue, cortada pelo igarapé da Jansen e igarapé Jaracati, sofrendo influência da maré. 

Considerada um dos principais cartões postais da cidade, a área da Laguna foi inserida no Plano Maior de Turismo, do governo estadual, com um programa de urbanização que contemplava recuperação sanitária, urbanismo e jardinagem, com a instalação de ciclovia, arena de beach soccer, quadras poliesportivas, um mirante, playground, quadra de tênis e uma concha acústica, a partir de 2001.

Também foi inaugurada a Serpente da Lagoa da Jansen, escultura representando uma das lendas mais antigas e famosas de São Luís. 


O local também oferece vários bares, restaurantes, boates, pizzarias, recebendo eventualmente shows musicais. 

Em 2016, foi inaugurada a Praça da Lagoa, que conta com um parquinho para crianças. (W)

Para relaxar um pouco sentamos num barzinho na calçada da praia e tomamos um coco bem geladinho.




E assim nos despedimos dessa viagem maravilhosa!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário