terça-feira, 22 de outubro de 2019

Indo para Katakolon - Grécia


15 de novembro de 2015

Este é o navio MSC Poesia que nos levará para mais uma viagem incrível.



Minha irmã registrada no momento do embarque


Registros do navio logo na entrada



Despedida do Porto de Bari






 Nossa! Só eu comendo!!!!


Iniciando os trabalhos


Indo rumo à Grécia.


Nosso primeiro jantar em família à bordo do MSC Poesia











Abençoado Limoncello! Fez a auréola da minha irmã brilhar!



16 de novembro de 2015

Chegando em Katakolon!


Katakolon é uma cidade litorânea no município de Pyrgos, no oeste de Elis, na Grécia. Ele está situado em um promontório com vista para o Mar Jônico e separando o Golfo de Kyparissia do resto do Ionian. Fica a 11 km a oeste de Pyrgos.










Já estávamos à postos para sair e conhecer um pouco de Katakolon e Olimpia.





Pegamos o ônibus da excursão rumo a esses lugares maravilhosos







Um pouco de Katakolon







Levamos 40 minutos no trajeto


















Chegando ao local onde deu-se início aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados a partir de 776 a.C. até 393 d.C.
Neste local eram realizadas provas de atletismo, lutas e corridas equestres. Por isso foram batizados de Jogos Olímpicos em homenagem ao nome da cidade.
Teve início em 776 a.C. e durou até 394 d.C. quando o Imperador Romano cristão Teodosio I determinou que os jogos fossem cancelados por serem pagãos já que os gregos acreditavam em vários deuses.
Muita emoção na entrada do estádio Olímpico


O santuário olímpico de Zeus é um lugar de beleza espetacular no meio da natureza cercado pelos rios Alfeo e Cladeo.

Este é o rio Cladeo






Eram quatro os Jogos Pan-Helênicos realizados na Antiga Grécia: Os Jogos Olímpicos, os Jogos Píticos realizados em Delfos e dedicados a Apolo, os Jogos Nemeos em Argos e em homenagem a Hera e os Jogos Itsmicos realizados em Corinto e dedicados a Poseidon.


A nossa guia explicando a localização

De quatro em quatro anos uma trégua era anunciada e pessoas de todas as partes da Grécia reuniam-se em Olímpia, a fim de competir e assistir os Jogos. O prêmio para o vencedor era o "kotinos", feito a partir de uma coroa de flores silvestres de oliveira.

Olímpia foi um local sagrado assim como Delfos. O recinto sagrado era situada no vale do Alfeios, no território de Pisatis na região noroeste do Peloponeso.


Algumas das modalidades praticadas durante os jogos eram as corridas de carros, a luta, o lançamento de disco ou dardos. Na maioria das competições os atletas eram homens e participavam nus, e o público era exclusivamente masculino.













Esse monumento é  a única construção dedicada a humanos – Philippeion – que Philip II ergueu em homenagem a sua família, incluindo seu filho Alexandre, O Grande.










Altar de Hera

O primeiro templo a ser erguido foi o Templo de Hera, o Heráion, em 1000 a.C. o que a história mais indica é que Hera era deusa do Matrimônio, irmã E esposa de Zeus. Junto está o Altar de Hera, local onde, ainda nos dias de hoje, é acesa a Tocha Olímpica.













Durante o período de jogos foi estabelecida a “Trégua Sagrada” para que não houvesse guerras, já que era considerado um festival atlético mas também religioso.

Altar onde os atletas eram premiados





A caminho do estádio Olimpico






Na era moderna os jogos tiveram retorno em 1896 em Atenas. As escavações no sítio arqueológico fez o Barão de Coubertin defender a ideia de retornar os jogos. A maioria das tradições foram mantidas, inclusive de as competições serem a cada 4 anos.


Entrada do Estádio Olímpico
Embora historicamente os Jogos tivessem começado em 776 a.C., que é considerada a primeira Olimpíada, organizada pelas autoridades de Élis, os Jogos foram praticados desde os tempos muito antigos e segundo a tradição eles foram prorrogados por Hércules.




Neste evento unificador, apenas os gregos livres foram autorizados a participar. Gregos de tão longe como os da região do mar Cáspio e da África, vieram para competir e assistir. Filósofos, sábios e heróis lá podiam ser vistos admirando os atletas.
Não é acidental que a Grécia, pela primeira vez na história realizou os Jogos. Este foi um evento único, um produto de uma civilização que se considerava superior as outras, em que os cidadãos livres estavam honrando os seus deuses, que os tinham favorecido com a força e a glória.
O primeiro estádio foi construído em torno de 560 a.C. como uma simples faixa de terra, que foi remodelada cerca de 60 anos depois com a adição de elevações laterais para os espectadores.












A dez milhas do interior do mar Jónico e ao oeste do Peloponeso, no ponto onde os rios Kladios e Alpheios uniam-se, se estabeleceu o antigo santuário de Olímpia e o local dos antigos Jogos Olímpicos. Olímpia pertencia à cidade de Pisa.[2] Em torno de 700 a.C., na época do domínio de Pisa, foram feitas reformas no terreno, nivelando áreas e cavando canais.


Finalizado o passeio super emocionante em Olímpia fizemos o trajeto de volta.

Centro de Katakolon




Margeando o mar Jônico




Indo para o navio e apreciando a maravilha do mar Jônico







Depois de tantas emoções nos despedimos de Katakolon agradecendo as maravilhas vividas.

Da varanda da nossa cabine.





Hoje é dia de se arrumar para a noite do Comandante e depois ir ao Teatro para assistir ao Show


Saboreando um delicioso Limoncello enquanto aguardo o jantar.










Aguardando o show!






E seguimos navegando, deixando a Grécia para trás,  rumo a Smir na Turquia.

Esse será meu próximo post!
Até lá!






Nenhum comentário:

Postar um comentário