29 DE DEZEMBRO DE 2021
Lã vamos nós, todas paramentadas e protegidas, para Natal, passarmos a virada do ano.
Fizemos conexão em Salvador e na sequência desembarcamos em Natal onde nosso transfer já nos aguardava. Levamos quase uma hora no trajeto aeroporto-hotel, mas ao chegar ao nosso quarto, a paisagem nos recepcionou com tudo que há de mais bonito.
Acordar e dormir ouvindo o barulho do mar, não tem preço.
O hotel fica na avenida da praia - av. Erivan França - do bairro Ponta Negra, e sai direito no calçadão de Ponta Negra, onde estão localizados diferentes comércios e uma variedade grande de restaurantes.
Como não comemos nada durante o voo, nos preservando da pandemia, e nem nos aeroportos, estávamos famintas. Iniciamos em grande estilo.
O camarão é delicioso! O tempero incrivelmente bom! O arroz cremoso é simplesmente divino! Comemos sem pressa, saboreando cada garfada.
Ao final do jantar fomos caminhar pela av. Roberto Freire e conhecer as lojinhas.
Depois, retornamos ao hotel para curtirmos a vista e descansarmos para o dia seguinte.
30 DE DEZEMBRO DE 2021Tomamos um delicioso café da manhã e fomos direto para a praia, andar na beira do mar, ver o Morro do Careca de perto.
Após uma deliciosa caminhada sentamos nas mesinhas que tem na orla para tomarmos um coco e apreciarmos o movimento e o mar.
Um pouco de história!
Nada melhor do que viajar para conhecer a verdadeira história do local visitado.
Eu já havia escutado que Cabral, na verdade, não descobriu o Brasil chegando em Porto Seguro na Bahia, e sim na Praia do Marco, no município de Touros no Rio Grande do Norte.
E há várias evidências que são discutidas, mas sabemos que mudar mais de 500 anos de história, não é fácil. Mas a partir do momento que tomamos conhecimento, não há como continuar ignorando.
Estudos apontam que as correntes marítimas são totalmente promissoras para trazer as caravelas da Europa para o RN, enquanto que essa facilidade não é encontrada na chegada da Europa à Bahia, muito pelo contrário. Há quem já fez esse percurso se beneficiando das correntes marítimas de Dakar, na África, até o RN tamanha a força das correntes marítimas.
Outra evidência é o monte, Pico do Cabugi, avistado pelos portugueses na região central do RN. Até hoje os pescadores nativos se orientam pelo Pico para voltarem para casa. Já o Monte Pascal, na Bahia, nem sequer é um monte, mas uma torre cortada e sem píco. (Fonte).
Outra evidência é o Marco de Touros, que é bem diferente do que foi fincado na Bahia. O de Touros é esculpido com símbolos e brasões, muito parecido com o de Cananéia-SP determinado como o segundo marco português no Brasil. (Fonte).
E mais uma evidência: consta no mapa português que eles navegaram duas mil léguas ao Sul do país para fincar o segundo marco. Essa distância corresponde exatamente o percurso do Estado Potiguar a São Paulo. Caso partisse de Porto Seguro - BA, o segundo marco estaria fincado na Argentina. (Fonte).
Contando um pouco sobre Natal.
Natal foi fundado no dia 25 de dezembro de 1599, por isso o nome Natal!
Está situada na esquina da América do Sul. A capitania do Rio Grande teve início em 1535 com a chegada da frota de Aires da Cunha a serviço do rei de Portugal, porém encontrou muita resistência dos índios potiguaras (Potiguar em tupi significa - aquele que come camarão), e também dos piratas franceses que contrabandeavam pau-brasil.
Em 25 de dezembro de 1597 uma nova esquadra entrou pelo Rio Potenji só que dessa vez tomando precauções contra os ataques indígenas e contra os corsários franceses. No dia 06 de janeiro de 1598 iniciou-se a construção da Fortaleza da Barra do Rio Grande, hoje chamada de Fortaleza dos Reis Magos concluída em 24 de junho de 1598. Falarei dela mais adiante.
O mar é limpo demais! Suas cores são incrivelmente belas!
Então, em 25 de dezembro de 1599 é fundada Natal, que segundo estudos feitos por Câmara Cascudo, e registrado em seu livro "História do Rio Grande do Norte" por João Rodrigues Colaço:
“ | (...) Jerônimo d’Albuquerque não mais governava em março ou abril de 1599 e a 9 de janeiro de 1600, quinze dias depois da fundação da cidade. Colaço é Capitão da Fortaleza e prova ter trabalho de campo que demonstra autoridade no local. Assim tudo parece invalidar a tradição de Jerônimo d’Albuquerque, o fundador da Cidade do Natal e caber essa glória, a título provisório e até prova em contrário, a João Rodrigues Colaço. (Fonte) |
É uma higiene mental ficar sentada com o pé na areia olhando o mar, que vem subindo devagarinho, até chegar na barraca. Ficamos um bom tempo com o pé na água, mas a maré não perdoa e vem cada vez com mais força. É hora então de ir embora para almoçar.
Dessa vez pedimos camarão à parmegiana! Nunca havia comido. Valeu a pena!
Veja como a maré já está bem alta!
Tudo em Natal é muito lindinho! Veja a escadaria dessa galeria, uma graça!
31 DE DEZEMBRO DE 2021
Nosso ritual matinal, acordamos, e vemos o mar, tomamos café olhando para o mar, e vamos caminhar na praia.
Vejam a muralha de pedra que existe em toda a praia da Ponta Negra para conter a força do mar quando ele está com maré alta.
Estamos sentadas nas barracas da praia observando a maré que começa a subir.
Agora o mar já chegou até nós e estamos com o pé na água.
O nome Ponta Negra é originário da grande quantidade de pedras escuras que existem na praia.
O local sofreu influência holandesa até o século XVII.
Uma curiosidade é que antigamente o banho de mar só era indicado para fins medicinais, ou seja, quem estivesse gripado poderia, como tratamento, tomar banho de mar. Como lazer não existia essa possibilidade.
Ocorre que durante a Segunda Guerra Mundial, a localização de Natal - próxima à esquina da América do Sul, foi considerada como um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo para a base de abastecimento de aviões pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos para seguirem viagem para a Europa. Porém, os americanos costumavam tomar banho de mar como lazer. E como as praias eram desertas eles tomavam banho nús.
Essa novidade logo se espalhou entre as moças que passaram a observar o banho dos rapazes, escondidas atrás das dunas Elas então apelidaram a praia de "Praia do pinto".
A novidade fez sucesso e logo as pessoas integraram o banho de mar no seu divertimento.
Logo é hora de se arrumar para a Virada logo mais à noite!
01 DE JANEIRO DE 2022
Feliz Ano Novo!!!
O Morro do Careca é uma grande duna com aproximadamente 120 metros de altura localizado no extremo sul da praia de Ponta Negra. Antigamente as pessoas escorregavam por ele, hoje está fechado e preservado.
Que delícia o barulho do mar. Dormir embalada com esse som é incrível!
02 DE JANEIRO DE 2022
Hoje é dia de passeio. Contratamos a Marazul Turismo para nos levar à Praia do Pipa.
Fica a 85 Km de distância de Natal e fica no município de Tibau do Sul. Existem aproximadamente 16 praias tão bonitas quanto as do Pipa.
Junto à Praia do Pipa ficam também as praias Ponta do Madeiro e Praia do Amor.
Há a junção de dunas sobrepostas entre falésias que dá um contraste maravilhoso entre o verde da vegetação, as dunas e o mar. É maravilhoso!
A praia do Amor tem esse nome porque ao ser apreciada de cima quando a maré está baixa tem o formato de um coração.
O nome da Praia do Pipa foi dado pelos portugueses pois ao virem a grande pedra na costa, acharam ser parecido com um barril de vinho, que eles chamam de pipa. E então passaram a se referir à praia como a praia do Pipa.
A foto abaixo foi tirada pelo nosso guia @guiafeliperocha com seu @ferodronimagens do seu Insta @passeiosnorn
Essa foto SENSACIONAL é do nosso guia @guiafeliperocha com seu super @ferodronimagem
Após alimentarmos a alma com tamanha beleza, é hora de alimentarmos o estômago.
Fomos almoçar no Restaurante do Amô - Anéis de lula com camarão empanado, bata frita e anéis de cebola. Delícia!
Praia de Tibau do Sul tem a balsa onde leva e traz os bugueiros que vem de Natal para irem à Malembá, onde há as dunas para passear de buggy.
As águas mansas e rasas da Lagoa de Guaraíras que se misturam com as águas mornas do Oceano Atlântico formam uma enorme piscina natural, com poucas ondas tornando um local excelente para o lazer.
Fomos caminhar na Rua do Céu - a Rua do Céu todos os anos é colorida pelos proprietários e funcionários de bares e restaurante localizados em sua pequena extensão. As cores transformam a pequena rua e uma grande obra de arte.
E é hora de voltar!
03 DE DEZEMBRO 2022
Hoje também vamos sair cedinho para fazermos o City Tour por Natal.
Nosso guia continua sendo o @guiafeliperocha da Marazul, portanto conhecimento é que não nos faltará.
Percorremos toda a av. Roberto Freire da Praia Ponta Negra e fomos sendo acompanhados pelas dunas durante todo o percurso.
Segundo nosso guia essas dunas são uma só de Natal até os Lençóis Maranhenses!
A Natureza é fantástica. Os ventos vindos da África abastecem as dunas, são os ventos alísios.
Os ventos alísios são deslocamentos de massas de ar quente e úmido que se realizam de forma concêntrica em direção às áreas de menor pressão atmosférica das zonas equatoriais do globo terrestre, a Zona de Convergência Intertropical. (Fonte)
Vejam que a força do vento interfere no visual das árvores, todas tombadas para o mesmo lado
Os faróis tem, cada qual, a sua identidade, ou seja, piscam de forma diferente uns dos outros.
Piscam branco, vermelho, verde, em um ou mais lampejos, com intervalos de tempo diferentes. Ao avistá-lo, o navegante pode rapidamente confirmar que aquele “é o seu farol”!
A Marinha Brasileira instala cuida e opera os faróis. (Fonte)
Uma paradinha para registrar o momento "Amo Natal"! na Praia de Areia Preta, que tem esse nome em razão de suas pedras conterem material ferruginoso que em decomposição com a incidência do sal, deixa a areia na cor escura.
Seguimos para a Fortaleza dos Reis Magos na Praia Santos Reis.
O forte foi o marco inicial da cidade — fundado em 25 de dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do rio Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de
início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário
católico. (Fonte)
Essa ponte que aparece à esquerda é a Ponte Estaiada Newton Navarro.
O forte é descrito da seguinte maneira:
- "Da cidade do Rio Grande [Natal] ao forte chamado os Três Reis Magos há apenas a distância duma pequena meia milha [c. 2 quilômetros], e esse forte é o melhor que existe em toda a costa do Brasil, pois é muito sólido e belo e está armado com 11 canhões de bronze, todos meios-canhões, muitas colubrinas e ainda 12 ou 13 canhões de ferro, estes porém imprestáveis; na entrada do mesmo forte há também 2 peças e daí chega-se ao paiol da pólvora; as muralhas podem ter de 9 a 10 palmos de espessura e são dobradas, tendo o intervalo cheio de barro; ordinariamente há poucos víveres no forte, porque entre esses portugueses não reina muita ordem; a guarnição consta habitualmente de 50 a 60 soldados pagos e com a maré cheia o forte fica todo cercado d'água, de modo que ninguém dele pode sair nem nele pode entrar." (Fonte)
Nós andando sobre a ponte Newton Navarro. Newton Navarro Bilro foi um dramaturgo, poeta, desenhista e pintor brasileiro. . Nasceu na casa de sua avó, na Av. Rio Branco, em Natal. Em suas pinturas e obras retratava sobretudo os bairros Redinha e Ribeira/Santos Reis, o rio Potengi e os pescadores.
Fortaleza dos Reis Magos ao longe
Falando sobre o rio Potengi.
Falando sobre as curiosidades de Natal-RN
Vamos agora entrar na parte histórica de Natal.
Ribeira é um bairro histórico da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.
Inserido na zona leste da cidade, o bairro compreende duas áreas (utilizada pelo setor imobiliário): a Ribeira Histórica (parte baixa do bairro) e o Alto da Ribeira (parte alta do bairro).
Aqui fica o cais do porto.
Estádio de futebol antigo (antes da Copa), Paulo Machado de Carvalho
Estádio Arena das Dunas construído para a Copa.
Associação Comercial do Rio Grande do Norte.
Na Cidade Alta - Em 1905, foi inaugurada a Praça Augusto Severo, em homenagem ao norte-riograndense pioneiro da aviação morto no acidente do dirigível Pax. Em 1930 e em 1933, um balão dirigível de fabricação alemã, o Graf Zeppelin, sobrevoou Natal e jogou homenagens para o aeronauta potiguar sobre a praça que levava seu nome. (Fonte)
Esta é a casa onde morou Câmara Cascudo
Memorial Câmara Cascudo na Praça Principal
No início do século XVIII,
teve início a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, concluída em 1714. Foi na margem direita do
Rio Potenji, em frente a essa igreja que, em 21 de novembro de 1753, um grupo
de pescadores encontrou
um caixote de madeira encalhado em umas rochas, onde hoje fica a Pedra do Rosário.
Dentro dele, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem afirmando que nenhuma
desgraça aconteceria onde a imagem parasse. Os pescadores comunicaram a
descoberta da imagem ao pároco da
paróquia, Padre Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e reconheceu que
se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.
A santa foi declarada
padroeira de Natal e batizada como Nossa Senhora da Apresentação, pois em 21 de novembro a Igreja Católica celebra o episódio da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém
Falando sobre a Lei Áurea
Sobre o pelourinho
O Cruzeiro bem em frente à igreja. O espaço entre um e outro é o da purificação dos pecados;
Aqui fica o Marco Zero de Natal
Igreja Matriz de Natal Nossa Senhora da Apresentação
No bairro de Tirol essa é a Catedral Metropolitana de Natal, que o Papa João Paulo II visitou.
Daqui nos dirigimos para a Praia do Meio para visitar o antigo presídio e hoje é o Centro de Turismo e Artesanato.
Vila militar
A Árvore de Natal gigante, que dá para ver da nossa sacada do hotel.
Em 12 de outubro de
1965, o Ministério da Aeronáutica oficializou
a criação da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em área do município de
Parnamirim, rendendo a Natal a fama de Capital Espacial do Brasil.
Rumo ao Maior Cajueiro do Mundo na Praia de Pirangi
A árvore cobre uma área de aproximadamente 8 500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros. O cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.
Este é o tronco principal!
04 DE DEZEMBRO DE 2022
Hoje será nosso último dia aqui em Natal. Pegaremos o voo nessa madrugada.
Então vamos aproveitar muito os últimos momentos.
Já no avião acompanhando o Sol nascer!
Aterrisando em Congonhas.
E que 2022 seja abençoado trazendo muita saúde para nós e todos os nossos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário